ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

A Plateia transmite acendimento da Chama Crioula nesta segunda-feira

O Grupo A Plateia transmite, ao vivo, nessa segunda-feira (15), a cerimônia de acendimento da Chama Crioula. O evento, que inicia às 14h, acontece na Estância Cerro Chato, no interior de Sant’Ana do Livramento e marca o início das comemorações da Semana Farroupilha. Pela primeira vez, em virtude da pandemia, o fogo simbólico será acesso na casa onde viveu e se criou João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes.

O folclorista santanense, que ganhou o mundo por suas pesquisas sobre a cultura gaúcha, ajudando a idealizar os festejos farroupilhas, também foi o criador da ideia da chama crioula como símbolo gaúcho. Neste ano, ao contrário das edições anteriores, o acendimento da Chama em nível estadual foi cancelado, ficando a cargo de cada uma das 30 regiões tradicionalistas e suas cidades organizarem o evento a sua maneira.

Na 18º Região Tradicionalista, ficou definido que cada munícipio organizaria

 

seu acendimento. O presidente da comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Leonardo Soares, afirma que o local foi escolhido para evitar aglomerações e para homenagear diretamente o idealizador da Chama Crioula. “Nada mais justo que prestar esse homenagem. Lá existe, inclusive, a tapera onde Paixão Cortes viveu. Então, o acendimento será com uma breve solenidade e em seguida 15 integrantes do Grupo Santanense de Cavalgadas irão conduzir a chama até o Galpão do Grupo Nascentes do Ibirapuitã onde ela irá repousar, para no dia 15, o grupo conduzi-la para a cidade”.

O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do Jornal A Plateia e pela Rádio RCC FM (95.3), a partir das 14h.

Nota oficial – Frente Parlamentar Mista Invasão Zero

Mais uma vez, o direito de propriedade, cláusula pétrea da nossa Constituição, foi desrespeitado em nosso país. Os responsáveis por esta grave violação avisaram com antecedência que cometeriam o crime de esbulho possessório e nada foi feito. Também temos testemunhado cenas repugnantes, gente armada com paus e facões impedindo o direito de ir e vir de trabalhadores. Uma verdadeira barbárie,

Encontro discute possibilidade de congelamento de valores e mudanças na avaliação do ITR

Em reunião realizada, na manhã de hoje, no Sindicato Rural, foi proposto ao Executivo um congelamento no valor cobrado dos produtores, bem como uma reformulação na avaliação da cobrança A Secretária da Fazenda de Sant’Ana do Livramento Gisela Alvarez participou, na manhã desta segunda-feira (15), de um encontro com a diretoria da Associação e Sindicato Rural para discutir assuntos pertinentes