sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

A Plateia transmite acendimento da Chama Crioula nesta segunda-feira

O Grupo A Plateia transmite, ao vivo, nessa segunda-feira (15), a cerimônia de acendimento da Chama Crioula. O evento, que inicia às 14h, acontece na Estância Cerro Chato, no interior de Sant’Ana do Livramento e marca o início das comemorações da Semana Farroupilha. Pela primeira vez, em virtude da pandemia, o fogo simbólico será acesso na casa onde viveu e se criou João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes.

O folclorista santanense, que ganhou o mundo por suas pesquisas sobre a cultura gaúcha, ajudando a idealizar os festejos farroupilhas, também foi o criador da ideia da chama crioula como símbolo gaúcho. Neste ano, ao contrário das edições anteriores, o acendimento da Chama em nível estadual foi cancelado, ficando a cargo de cada uma das 30 regiões tradicionalistas e suas cidades organizarem o evento a sua maneira.

Na 18º Região Tradicionalista, ficou definido que cada munícipio organizaria

 

seu acendimento. O presidente da comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Leonardo Soares, afirma que o local foi escolhido para evitar aglomerações e para homenagear diretamente o idealizador da Chama Crioula. “Nada mais justo que prestar esse homenagem. Lá existe, inclusive, a tapera onde Paixão Cortes viveu. Então, o acendimento será com uma breve solenidade e em seguida 15 integrantes do Grupo Santanense de Cavalgadas irão conduzir a chama até o Galpão do Grupo Nascentes do Ibirapuitã onde ela irá repousar, para no dia 15, o grupo conduzi-la para a cidade”.

O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do Jornal A Plateia e pela Rádio RCC FM (95.3), a partir das 14h.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos