sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Pix: o futuro já chegou e cabe na palma da mão

Uma nova plataforma de pagamentos instantâneos foi criada pelo Banco Central do Brasil para fazer transferências e pagamento todos os dias do ano

Criado pelo Banco Central, o Pix é uma nova plataforma de pagamentos que começará a funcionar em todo o país a partir de novembro deste ano. A novidade vem ganhando espaço nas manchetes da mídia nacional e com isso também começaram a surgir os questionamentos e as dúvidas na população. Mas afinal, o que muda no dia a dia dos brasileiros?
O Pix é mais simples do que parece se comparado aos meios de pagamentos que existem hoje. Atualmente, quem deseja enviar dinheiro de uma instituição financeira para outra tem duas escolhas: o TED ou o DOC. Por meio do TED (Transferências Eletrônica Disponível) o dinheiro enviado a outra instituição é creditado na conta do destinatário até às 17 horas do mesmo dia. A transferência realizada após esse horário é agendada para o próximo dia. Também, não existe valor mínimo e nem máximo a ser transferido. Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) o dinheiro cai na conta de destino no dia seguinte, podendo levar mais de um dia útil se a transferência for feita após às 22h. E, nesta modalidade existe o valor máximo de R$ 4.999,99.
Você deve estar se perguntando: Estes dois meios de pagamentos já não atendem as nossas necessidades? E a resposta que eu digo é não! O tempo e o custo são os grandes diferenciais do PIX, tanto o TED quanto o DOC funcionam somente em dias úteis – ou seja, não é possível realizar a transferência em feriados e finais de semana. Já o Pix funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana e em todos os dias do ano. A nova plataforma de pagamentos promete realizar transações em tempo real e dessa forma o dinheiro cairá de uma conta para outra em questão de segundos. E o outro diferencial do PIX, não menos importante, é o custo. Praticamente nulo, o valor cobrado será de R$ 0,01 a cada 10 transações.
É importante ressaltar que o Pix não se limita apenas a transferências entre instituições financeiras diferentes, ele também possibilitará mais agilidade para realizar pagamentos. Por meio do Pix, será possível a leitura de códigos de barras e QR Codes com compensação instantânea, sendo assim, acabou a espera de até dois dias úteis para o processamento de boletos.
Já imaginávamos o “fim” do dinheiro em espécie no futuro, mas o que não prevíamos é que este futuro estivesse muito próximo. O mercado financeiro já está e continuará sendo modificado pelas mudanças tecnológicas e, consequentemente, a modernização dos mecanismos do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) fazendo com que tenhamos cada vez mais segurança, eficiência e agilidade nas operações. E o que nunca vai mudar para nós, do Sicredi? O velho e bom relacionamento, continuaremos simples, próximos e ativos no atendimento aos nossos associados. Será uma grande jornada de transformação digital que vamos percorrer ao lado de nossos associados, sempre disponíveis para que este processo seja da maneira mais fácil e agradável possível, norteados pelo nosso jeito Sicredi de ser.
*Por Henrique Assis

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos