sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos oferece serviço inédito de painel genético pré- fertilização

A maioria dos casais que tenta engravidar e busca os serviços de fertilidade e reprodução assistida, se preocupa com a possibilidade de doenças genéticas no bebê. Quase todas as pessoas são portadoras de alguma alteração nos genes, mas nem todas manifestam. Por isso, mesmo quando não existe histórico familiar, sempre há uma pequena chance de a criança ter uma patologia hereditária, como fibrose cística e atrofia muscular espinhal, por exemplo.
As patologias genéticas representam 20% da mortalidade infantil nos países desenvolvidos. Na maioria dos casos, os casais não sabiam do risco e as mutações foram herdadas de várias gerações. Mas existem testes para avaliar se a pessoa é portadora de um gene que aumente o risco de o bebê ter algumas doenças hereditária. A escolha do exame indicado depende da história pessoal, familiar, origem étnica e de orientação médica.
O chefe do Serviço de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Pandolfi Passos, ressalta que o aumento na procura por clínicas de fertilização fez o assunto ganhar destaque. “Como cresceu a importação de material genético, seja óvulo ou sêmen, e os gametas de doadores já vem com essas informações, os pacientes querem ter acesso também ao seu painel genético. Com as informações se são ou não portadores de doenças hereditárias, é possível verificar a compatibilidade com o doador e até do casal e avaliar os riscos antes da fertilização”, pontua o ginecologista.
O Centro de Fertilidade é o primeiro do sul do Brasil a oferecer o exame de painel genético. A investigação avalia a probabilidade de mais de 300 doenças hereditárias recessivas antes do cruzamento dos gametas. O exame é feito a partir da coleta de amostras da saliva do paciente. O resultado fica pronto em até três semanas. O custo é baixo, semelhante ao valor que se paga por um exame de sangue comum. O serviço conta com psicólogo e geneticista para aconselhamento pré e pós-teste.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos