qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

 RS mantém ações de defesa sanitária animal

Enquanto a pecuária gaúcha comemora a recente conquista do Estado ser reconhecido como zona livre de vacinação contra a febre aftosa, através da Instrução Normativa (IN) 52, assinada no dia 11/08 e publicada no dia 14/08 pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a Emater/RS-Ascar reforçou desde o semestre passado sua atuação em  Defesa Sanitária Animal, oficializada como nova atividade no Plano de Trabalho da Instituição com o Governo do Estado, através do Departamento  de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr).

Como um dos pilares da Defesa Sanitária Animal é a educação sanitária, a Emater/RS-Ascar, responsável pela prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) aos produtores rurais, mantém ações que reforçam junto aos produtores as obrigações sanitárias que precisam ser cumpridas junto às Inspetorias de Defesa Agropecuária. “Toda construção dessa atividade e suas metas foi feita em conjunto com a Seapdr para contribuir com a retirada da vacina da febre aftosa do RS. Das quatro metas que envolve essa educação, duas têm com função o monitoramento e a conscientização para a retirada da vacina”, explica Thaís Michael, extensionista e médica veterinária da Emater/RS-Ascar, que acompanha esse processo.

“O trabalho de extensão rural da Emater é crucial para o desenvolvimento da agropecuária do nosso Estado. Muitos produtores contam com o serviço de educação e orientação em seus cultivos e criações. Unido ao trabalho de fiscalização e orientação dos servidores da Secretaria da Agricultura, os produtores gaúchos recebem o melhor do atendimento que podemos oferecer a quem produz no campo”, destaca o secretário Covatti Filho.

O Programa Sentinela envolve a fiscalização de 1.200 km de faixa de fronteira, envolvendo 59 municípios, 64.842 propriedades rurais e um rebanho de 4,4 milhões de cabeças.
O Programa Sentinela envolve a fiscalização de 1.200 km de faixa de fronteira e de 64.842 propriedades rurais – Foto: Divulgação/Seapdr

No caso do monitoramento, o Programa Sentinela, desenvolvido no ano passado e em execução a partir de junho deste ano em 59 municípios limítrofes com o Uruguai e a Argentina, e que abrange ações junto a cinco mil produtores, cabe à Emater/RS-Ascar conscientizar em relação dos cuidados com a posse dos animais e, assim, garantir a segurança e a sanidade do rebanho gaúcho.

A outra meta tem relação com as obrigações sanitárias de 11 mil produtores rurais. “Principalmente agora, com a retirada da vacina contra a febre aftosa (até o semestre passado a vacinação era uma obrigação), devemos triplicar os cuidados e nos mantermos atentos à doença, explicando aos produtores que, sempre que identificarem sintomas suspeitos, os casos devem ser notificados junto às inspetorias, destaca Thaís.

“A Defesa Sanitária Animal é um dos focos da Seapdr e a Emater se encaixa na Extensão Rural e Social e de educação, orientando os produtores desde questões de sanidade animal, como de saúde pública, que envolve doenças que podem passar dos animais para as pessoas”, observa Thaís.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.