qui, 18 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Santanense participa do desenvolvimento de game do PSG

O jogo foi lançado como parte das comemorações dos 50 anos do clube

Há alguns anos radicado em Porto Alegre, o santanense Guilherme Gonçalves, participou ativamente da criação e do desenvolvimento do jogo para celular PSG Football Frestyle, que traz como personagens os principais craques do time, entre eles os brasileiros Neymar, Marquinhos e Thiago Silva. O jogo foi lançado na última semana e, de acordo com Gonçalves, o timing foi proposital, pois nesta quarta-feira (12), o clube completa 50 anos de atividade. “O que a gente faz é entender o momento do clube, a história e entender o que o clube quer alcançar como estratégia digital e foi assim que nasceu essa franquia”, comenta.

O processo de desenvolvimento iniciou em 2017, quando o projeto foi oferecido à direção do Paris Saint-Germain (PSG). Antes de ser liberado na versão gratuita, o aplicativo foi lançado em uma plataforma premium, para um grupo restrito de usuários e para a correção de eventuais falhas. Em 2o16, a empresa de Gonçalves também produziu um jogo de basquete para o brasileiro Leandro Barbosa, que, à época, atuava pelo Golden State Warriors, na NBA. “Nós identificamos um nicho bem promissor no esporte, principalmente pela mensagem que a gente consegue transmitir para os nossos jogadores. […] O esporte tem um monte de mensagens positivas, […] a gente usa como lema: não só jogos bons, mas jogos do bem. Foco muito grande na mensagem que a gente quer passar como grupo”, explica.

Neymar retratado no game. (Hermit Crab Game Studio / Reprodução)

Formado em artes visuais e pós graduado em jogos digitais, o jovem é um dos sócios da Hermit Crab Game Studio, com sede na capital gaúcha, e relatou que o sentimento de satisfação é bastante importante com as conquistas. “(A sensação é a) melhor impossível, principalmente a questão de tu conquistar a confiança das grandes marcas. Eles te confiarem a marca sabendo que tu vai conseguir desempenhas um trabalho legal. Além do PSG, também estamos desenvolvendo o jogo oficial do Arsenal. […] A sensação é realmente incrível, mas a gente sabe que, além da sensação, vem uma responsabilidade muito grande. É realmente muito legal […] que existe um estúdio que é gaúcho que está desenvolvendo projetos para essas grandes marcas mundiais”, pontuou.

O jogo está disponível em todas as lojas de aplicativos em dez idiomas diferentes. Anteriormente lançado na vestão beta, ou seja, para testes, chegou à marca de 1 milhão e 500 mil downloads. Agora, em poucos dias já ultrapassou a marca de 100 mil donwloads.