qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Rotatória da BM pode ser entregue em breve

Uma obra de mobilidade urbana, fundamental para o escoamento do trânsito entre as principais áreas da cidade, pode ser entregue em pouco tempo. A construção da rotatória entre a avenida Daltro Filho e Francisco Reverbel de Araújo Góes, que esta em execução há, pelo menos, dois meses, entra na fase final. A pequena praça, no formato triangular, já teve os bancos e o ponto de ônibus retirados do local.

Agora, os esforços estão voltados para a construção e instalação dos meios fios do canteiro. De acordo com as informações repassadas pela Secretaria Municipal de Obras (SMO), esta etapa deve levar, pelo menos, mais duas semanas. Além da instalação dos meios fios, também será colocado um material orgânico, observando que não haverá trânsito de pedestres no local.

Fotos: Marcelo Pinto/AP

Na sequência, o trabalho fica a cargo da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA), que deve realizar a medição e a marcação das pistas. A partir daí, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTMU) realiza o trabalho de sinalização das faixas, a instalação de placas e também de redutores de velocidade.

Segundo a SMTTMU, além da rotatória, a rua Coronel Ângelo Mello, que integra o projeto, também receberá as marcações. Vale lembrar que a obra foi iniciada ainda na gestão de Mari Machado (PSB), no final de abril, e já poderia estar pronta, mas, com o retorno do prefeito Ico Charopen (PDT) e as mudanças no comando das secretarias, a construção acabou sendo atrasada.

Isso porque quando Charopen retornou pela primeira vez após ter sido afastado pelo Ministério Público (MP), a equipe da SMO alegou que a obra iniciada na gestão de Mari não atendia aos critérios técnicos do novo gestor. Para isso, medidas e a composição do pavimento utilizado para revestir o piso das ruas precisaram ser refeitos.