Surto de Covid-19 em Livramento é notícia na imprensa estadual

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A contaminação de, pelo menos, três pessoas integrantes do partido MDB por Covid-19, em Sant’Ana do Livramento, levou o nome da cidade à uma repercussão estadual, nesta quarta-feira (05). O site GaúchaZH publicou uma reportagem onde destaca, inclusive, a morte do advogado, escritor e jornalista Renato Levy, integrante do partido.

A reportagem pontua que um almoço realizado na sede do partido no dia 18 de julho pode ter gerado o surto de coronavírus. Além de Levy, a ex-secretária de Educação, professora Gislaine Grecellé, foi internada na terça-feira (04), na Santa Casa de Misericórdia. Nesta quarta, ela foi levada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um maior monitoramento. A terceira pessoa infectada com Covid-19 é o ex-vereador e empresário, Veco Lima. Ele está com sintomas leves e cumpre quarentena em casa, desde que testou positivo.

O presidente da Câmara e presidente licenciado da sigla em Livramento, Romário Paz, disse que não se tratou de um compromisso político, mas que um grupo de filiados foi até a sede do partido para realizar uma limpeza.

Aproximadamente 10 pessoas passaram pelo local, durante a realização da limpeza que culminou com um almoço. Presidente interino do diretório, Levy passou mal dias depois. Com dupla nacionalidade, foi internado no hospital da Casmer, em Rivera. Aos 79 anos, morreu razão de complicações cardíacas e respiratórias. De acordo com a família, Levy estava internado por conta de uma forte gripe. O resultado positivo para o novo coronavírus saiu no mesmo dia de sua morte, dia 1º de agosto.

Carta aberta

O MDB emitiu uma carta aberta à comunidade de Sant’Ana do Livramento, esclarecendo o que aconteceu. Confira na íntegra:

CARTA ABERTA A SANT’ANA DO LIVRAMENTO

A Executiva Municipal do MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO – MDB, em respeito à comunidade santanense, vem publicamente reafimar seu comprometimento e participação consciente na guerra contra a disseminação do Novo Coronavírus e esclarecer os fatos a propósito dos contágios de COVID-19 supostamente ocorridos em almoço na sede de nosso partido.

Efetivamente, no dia 18 de julho, membros do MDB/Livramento se mobilizaram voluntariamente para a limpeza da nova sede partidária, operação que foi feita observando todos os protocolos de prevenção ao contágio do novo coronavírus, com utilização de máscaras e luvas e – como em todas as ações nas quais participamos, no MDB ou em outros locais – respeitando o distanciamento mínimo necessário.

O número de participantes da referida mobilização não chegou a 10 pessoas e não houve “almoço”, e sim um lanche distribuído aos voluntários durante o trabalho, além do que nossa sede disponibiliza produtos de desinfecção como álcool gel e toalhas descartáveis em suas portas de acesso e banheiros. Ainda assim, diante do fato ocorrido, já foi realizada uma nova desinfecção no local.

Sant’Ana do Livramento passa por um momento delicado, em que a contaminação já se dá de forma comunitária, ou seja, na maior parte dos casos não é possível identificar a origem efetiva dos contágios. De maneira consciente e responsável, o MDB, representado por seus dirigentes e filiados, vem tendo atuação dedicada e reconhecida junto à coordenação das ações de enfrentamento à disseminação do vírus, buscando contribuir para conter a pandemia e garantir a segurança à saúde da população santanense.

Em respeito a seus membros e, especialmente, à memória de um cidadão exemplar, digno, que dedicou sua vida ao fortalecimento do MDB e a contribuir no desenvolvimento de nossa cidade, fazemos o presente esclarecimento, com o objetivo de restabelecer a verdade e de reafirmar à comunidade santanense nossa disposição de trabalhar pela construção de uma Sant’Ana do Livramento cada vez mais justa, digna e próspera.

Sant’Ana do Livramento, 6 de Agosto de 2020

EXECUTIVA MUNICIPAL DO MDB