ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Abandono: Lixo e vandalismo na Casa de Davi Canabarro

Na semana passada, o vandalismo registrado na Praça Flores da Cunha, popularmente conhecida como Praça dos Cachorros, revoltou a população da fronteira que utiliza a praça diariamente. Pois bem, mais uma vez a reportagem do Jornal A Plateia acabou registrando mais uma atitude de descanso com o patrimônio público. Desta vez o alvo dos vândalos foi o centro histórico e cultural Casa de David Canabarro onde praticamente todos os bancos que cercam o mausoléu com os restos mortais do general foram quebrados. Além disso uma grande quantidade de lixo foi encontrada no local.

A reportagem entrou em contato com o secretário de cultura, Cristiano Cesarino, que disse que irá solicitar averiguar a situação o mais rápido possível “Nós recebemos essa notícia com tristeza aqui na secretaria porque na semana tivemos aquele episódio na praça dos cachorros e agora  e agora essa da casa de Davi . Fico muito preocupado com essas pessoas insensíveis, porque um povo sem história e que não valoriza o seu passado e esse patrimônio está à margem do esquecimento. Quanto a posição da secretaria a gente vai tomar as providencias para reduzir esses impactos. Nós sabemos que o momento que o município atravessa financeiramente é difícil, mas nós vamos tomar algumas medidas de proteção desses locais e vamos entrar em contato com as entidades para que nos ajudem a proteger esse patrimônio para que algo mais grave não venha acontecer “.

Segundo o secretário em breve deverá ser formado um conselho de cultura com o objetivo de buscar recursos para que venham contemplar e proteger o patrimônio histórico e cultural do município.

Nota oficial – Frente Parlamentar Mista Invasão Zero

Mais uma vez, o direito de propriedade, cláusula pétrea da nossa Constituição, foi desrespeitado em nosso país. Os responsáveis por esta grave violação avisaram com antecedência que cometeriam o crime de esbulho possessório e nada foi feito. Também temos testemunhado cenas repugnantes, gente armada com paus e facões impedindo o direito de ir e vir de trabalhadores. Uma verdadeira barbárie,

Encontro discute possibilidade de congelamento de valores e mudanças na avaliação do ITR

Em reunião realizada, na manhã de hoje, no Sindicato Rural, foi proposto ao Executivo um congelamento no valor cobrado dos produtores, bem como uma reformulação na avaliação da cobrança A Secretária da Fazenda de Sant’Ana do Livramento Gisela Alvarez participou, na manhã desta segunda-feira (15), de um encontro com a diretoria da Associação e Sindicato Rural para discutir assuntos pertinentes