sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

UBS do Caic reabre nesta segunda, após profissional testar positivo para Covid-19

Este é o segundo caso em que uma unidade básica de saúde foi fechada por ter integrante da equipe contaminado

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caic reabriu nesta segunda-feira (03), após ser fechada depois que um médico do local testou positivo para a Covid-19. Esta é a segunda vez que uma unidade de saúde é fechada por ter um profissional da equipe contaminado por coronavírus. A primeira ocorrência deste tipo de situação aconteceu na UBS do Armour.
Desde quarta-feira (29), os atendimentos foram suspensos. O então secretário municipal de Saúde, Éder Fialho, contou que teve conhecimento deste caso, quando estava retornando de viagem da capital gaúcha e que já havia uma certa experiência neste tipo de fato, pois já é a segunda vez que isso acontece no município. “Já temos uma certa bagagem de conhecimento sobre a situação que aconteceu na UBS do Caic, estamos fazendo todos os procedimentos de maneira tranquila e ordeira, para não causar nenhum tipo de pânico às pessoas que estão sendo monitoradas”, conta.

Fialho destaca que foi coletado material de todos os funcionários da unidade através do método PCR, pois cumpriram o ciclo de três dias. O Executivo Municipal aproveitou o feriado de aniversário da cidade para realizar a desinfecção do local sem comprometer tanto a agenda de consultas e procedimentos do espaço. “Caso algum funcionário da unidade teste positivo para Covid-19, será afastado do trabalho e os que testarem negativo retornam para o trabalho na próxima segunda-feira de forma normal”, destaca.
Falando sobre os, aproximadamente, 60 pacientes que tiveram contato com caso positivo, o secretário destaca que ações já foram tomadas e que a Secretaria de Saúde, através da UBS do Caic, entrará em contato com todos os pacientes e que estarão disponíveis para qualquer tipo de informação nos próximos 10 dias. Caso os pacientes não apresentem nenhum sintoma característico serão descartados automaticamente da suspeita.

Teste por amostragem

O agora Ex-Secretário, Éder Fialho, ainda destacou que serão disponibilizados 300 testes para serem realizados na região onde a UBS atua. Os agentes irão percorrer ruas dos bairros próximos e coletarão material para verificar, por amostragem, se possui algum caso positivo que não foi testado anteriormente. Junto a isso, militares do Exército Brasileiro entregarão kits com máscaras e folheto explicativo para toda a comunidade santanense começando pelo bairro Wilson e bairros adjacentes.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos