Mais de 700 bovinos são apreendidos pela Polícia Civil em operação regional para combater abigeato

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Nesta quinta-feira, a Polícia Civil, através da DECRAB/Bagé, desencadeou uma das maiores operações contra o abigeato dos últimos anos. Ao todo, foram apreendidos 731 animais bovinos e oitenta animais ovinos. Também foram apreendidas diversas armas de fogo, munições, telefones celulares e documento.

Foram realizadas diligências nos municípios de Bagé, Lavras do Sul, Hulha Negra e Aceguá.

A operação levou o nome de Colônia por ter iniciado após um furto de 34 animais bovinos de alta genética na localidade da Colônia Nova, interior do município Aceguá. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em várias propriedades rurais que estão sob responsabilidade dos investigados, sete integrantes do bando foram presos, destes dois por conta de prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário de Bagé e cinco em flagrante pelos crimes de abigeato, organização criminosa, posse irregular de arma de fogo, crime ambiental e falsidade ideológica.

Conforme as investigações o bando fraudava lançamentos nos sistemas informatizados da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Isto com o objetivo de maquiarem estoques em postos estratégicos. Em uma das propriedades inspecionadas, em uma área com 25 hectares, existiam 325 animais bovinos lotados, porém, na verdade, os policiais constataram que não existia nenhum. Em outras propriedades, mais de duzentos animais no campo, ao passo que, nos estoques do sistema de Defesa Agropecuária o saldo era zero.

Tais práticas ocorriam porque os investigados usavam notas e guias com origem falsas, muitas vezes para movimentar animais furtados de um local para outro, dessa forma poderiam ter animais com origem desconhecida em propriedades que não seriam inspecionadas, pois não existiam perante a fiscalização.

No curso das investigações, em uma das propriedades rurais dos investigados, na localidade do Espantoso, divisa entre os municípios de Bagé e Aceguá, em junho do corrente ano, os policiais da DECRAB/Bagé encontraram, em meio a brincos de gado queimados, alguns em bom estado de conservação. Na sequencia constataram que os brincos localizados pertenciam a um lote de animais rastreados e que haviam sido furtados alguns meses antes. O furtou gerou prejuízo na ordem R$ 120.000,00 a um produtor do município de Aceguá. As investigações apontam que os animais foram carregados para frigorífico.

Conforme os policiais ainda existem outras diligências a serem realizadas, contudo destacam o êxito do trabalho ao serviço integrado entre os órgãos de segurança e fiscalização.

O inquérito policial que apura os fatos deverá ser encaminhado ao Poder Judiciário no prazo legal.

Os presos foram todos encaminhados ao Presídio Estadual de Bagé.

A investigação foi realizada pela DECRAB/Bagé, e a operação contou com o apoio da DECRAB/Santiago, DECRAB/Cruz Alta, Delegacia de Polícia de Dom Pedrito, Delegacia de Polícia de São Gabriel, Delegacia de Polícia de Candiota, Delegacia de Polícia Pinheiro Machado, DEAM/Bagé, DRACO/Bagé, 1º DP/Bagé, 2º DP/Bagé, Delegacia Regional de Bagé, Delegacia Regional de Santana do Livramento, Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Brigada Militar e Fiscais da Prefeitura Municipal de Aceguá.

Fonte : Folha da Cidade

https://www.jornalfolhadacidade.com.br/2020/07/mais-de-700-bovinos-sao-apreendidos.html?fbclid=IwAR0rS3KFcakBQ-rycSqp-HvUqqqxImm-jghLFfOIDtRtvTsnMMcQeLZoOhE

Bastidores – Edis Elgarte – 26/09/2020

Olhar acadêmico A comunidade santanense vai poder contar com uma excelente ferramenta de acompanhamento do processo eleitoral que se inicia, regularmente, neste domingo, 17. Sob

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies