sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Mapa do distanciamento controlado é divulgado e se iguala ao da semana anterior

A definição foi anunciada durante uma live realizada pelo Governador na tarde desta segunda-feira

Por volta das 16h30 desta segunda-feira (27) o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, iniciou uma transmissão ao vivo para anunciar a decisão dos recursos impetrados por algumas regiões que foram classificadas de alto risco na 12ª rodada do programa de distanciamento controlado. Durante a live, realizada na página do Executivo Estadual, Leite falou sobre a volta de Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Bagé  e Santo Ângelo à bandeira laranja. Por ter sido classificada como risco médio já no mapa preliminar, divulgado na sexta-feira (24), a região de Uruguaiana, onde está Sant’Ana do Livramento, permanece sem alteração.

As regiões haviam sido classificadas previamente como de alto risco. Entretanto, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Caxias do Sul, que também recorreram à decisão, foram mantidas sob as restrições da bandeira vermelha. Pela primeira vez, desde o início do programa de Distanciamento Controlado, o mapa se mantém igual ao da semana anterior. Além de falar sobre os recursos, Leite se mostrou bastante preocupado com a situação do Estado.

Em sua fala, o Governador disse que 77,3% dos leitos do RS estão ocupados, sendo que 48% dessa monta são referentes a casos positivos ou suspeitos do COVID-19. Leite ainda demonstrou preocupação com a situação da serra e da capital, onde o número de mortes aumentou desde a última avaliação na semana passada. Admitindo que o número de pessoas respeitando o isolamento social diminuiu, o Governador destacou a importância de que os cuidados com a saúde sejam mantidos. “Mesmo eu tomando muitos cuidados, e eu tomo vários cuidados, eu acabei ficando vulnerável”, comentou Leite sobre ter contraído a doença.

Abaixo você confere como ficou o mapa do distanciamento controlado após a revisão dos recursos:

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos