sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Motivaçãazo de homicídio no Parque São José pode ter sido passional

A noite de 20 de julho ficou marcada por mais um homicídio na Fronteira da Paz. Desta vez, o alvo foi Christian Felipe Pinto Alves, de 30 anos de idade, brutalmente morto no portão de sua casa, onde morava com sua família, na rua Francelino Cursino, no Parque São José. Ao todo foram cinco disparos, o barulho dos disparos foi ouvido pelos moradores da região que ficaram sem entender o que havia acontecido. Com a chegada da Brigada Militar e do resgate do Corpo de Bombeiros, foi comprovado que a vítima já estava sem vida.
Dos cincos disparos, pelo menos três atingiram cabeça e tronco de Christian. Sua mãe, ficou grande parte do tempo ao lado do corpo de seu filho, ela passou mal e teve que ser levada para a Santa Casa pois teve um pico de pressão pois presenciou a cena de ver seu filho morto na porta de sua casa. Poucas horas após o crime, a Polícia Civil chegou a um possível suspeito, depois de familiares da vítima relatarem uma desavença com um vizinho próximo. A polícia conseguiu deter um indivíduo considerado suspeito, conduzindo-o até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
A Delegada Giovana Muller informou que, em depoimento, o homem negou participação no crime e foi liberado logo após o término do procedimento. Questionada sobre as linhas de investigação do crime, a delegada disse que a primeira hipótese, e ainda não descartada, leva a crer que o homicídio tenha sido motivado por razões passionais: “Não estamos descartando outras possibilidades. Apesar de o fato ter ocorrido em uma região conflagrada pela presença do tráfico de entorpecentes, a nossa principal linha de investigação, até o momento, está sim relacionada a um crime passional”, disse.
A Delegada lembrou ainda que a vítima já havia sido indiciada em 2019 por tráfico de drogas, mas não afirmou que isto possa estar entre os motivos do crime. De acordo com relatos de testemunhas, o homem foi morto poucos minutos após ter deixado o interior da residência onde estava jogando vídeo game com outros amigos e familiares.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos