qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Sindicato diz não concordar com reforma da previdência

Projeto propõe reajuste previdenciário com alíquota de 14%

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sant’Ana do Livramento disse ser contrário à proposta da reforma previdenciária que tramita na Câmara de Vereadores. José da Silva reconheceu que o projeto protocolado pelo prefeito Ico Charopen (PDT) é uma consequência do que foi aprovado no Congresso Nacional, no ano passado, mas destacou que os servidores não estão conformados.

A proposta encaminhada pelo prefeito à Câmara tem um reajuste de 11 para 14% na alíquota previdenciária. O executivo argumenta que, caso não passe essa reforma, o município pode perder os repasses federais, como a compensação previdenciária.

Para o presidente do Sindicato, o projeto aprovado seria mais uma perda aos servidores. “Nós somos totalmente contrários a esse projeto. Recebemos uma reposição de 2,4% e agora vamos ter esse aumento de alíquota de 3%. Nós não estamos conformados com essa situação, pois de um tempo para cá nós só temos perdas”, afirma Silva.

Na próxima semana, os sindicatos e associações empresariais devem ser convidados a falar no Legislativo Municipal, antes da votação que pode acontecer até sexta-feira (31). José Silva garante que, se a matéria passar, eles devem entrar judicialmente. “Temos outros casos parecidos que a justiça anulou a votação, vamos fazer o mesmo”, argumentou.

Foto: Arquivo-Prefeitura/Ascom

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.