qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prefeito encaminha reforma da previdência à Câmara

Com a proposta, servidores municipais terão que pagar 14% de alíquota ao Sistema de Previdência Municipal
Prefeito Ico Charopen (PDT)

O prefeito Ico Charopen (PDT) encaminhou à Câmara de Vereadores a reforma da previdência própria de Sant’Ana do Livramento. O tema foi discutido na manhã desta quarta-feira (22), no plenário João Goulart e traz um aumento na contribuição de 11 para 14%.

Na justificativa do projeto que faz o aumento, o prefeito argumenta que a majoração é necessária por conta da reforma feita no Congresso Nacional no ano passado e que existe um prazo para a aprovação, 31 de julho. “(Esse é) o prazo para que a alíquota de contribuição previdenciária de 14% relativamente aos servidores, aposentados e pensionistas estivesse em vigor”, explica Ico.

O tema gerou discussão no plenário. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Carlos Nilo (Progressistas), chegou a pedir vistas do projeto. Ele entendeu que não é uma matéria que possa ser discutida com urgência pelo Legislativo, mas sim, com tempo. “Por que mandam somente agora, um projeto tão importante com um tempo tão exíguo para a discussão”, questiona o parlamentar.

Apesar da alíquota alta, é do entendimento da maioria dos parlamentares que é uma matéria que precisa ser votada antes do fim do mês, sob justificativa de penalização do município. O vereador Aquiles Pires (PT) deu a sugestão de que o Sisprem entre em contato com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para analisar a viabilidade constitucional do tema. “É uma alíquota muito cruel aos servidores, não pode ser uma coisa de cima para baixo”, argumenta.

 

Foto: Rodrigo Bique/Ascom

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con