qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Banda do 7º RC Mec realiza apresentação na porta de lar da velhice para entreter moradores

Na última semana, nos dias 14 e 15, moradores dos lares da velhice Mario Mota e na Casa do Idoso Sebastião Perez Filho receberam uma surpresa. Na ocasião, a Fanfarra do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Sant’Ana do Livramento, realizou lindas e alegres apresentações musicais em frente aos locais de moradias de anciões santanenses.

A atividade teve por finalidade levar música e alegria aos moradores das instituições e proporcionar momentos de lazer e descontração frente a este momento delicado que o local está passando, principalmente aos idosos acolhidos, pois devido ao distanciamento social não podem receber as visitas dos seus familiares que lhes proporcionam afago, abraços e amor.
A Sociedade Internacional de Auxílio aos Necessitados (SIAN) tomou todas as medidas de prevenção, os seus colaboradores devidamente equipados com EPIs, o distanciamento social dos visitantes que gentilmente fizeram toda apresentação ao longo da calçada mantendo mais de seis metros das dependências internas. Os idosos por estarem em casa, pois a Instituição é a casa deles, não necessitavam de EPIs, pois não possuem contato com o público externo há mais de 100 dias.

Durante as apresentações, ficaram evidentes os benefícios da música, levando alegria aos vovôs e vovós. Os carros na rua passavam lentamente para apreciar toda a energia naquele momento, nas residências vizinhas da Instituição as pessoas saíam nas portas e janelas para acompanhar e de certa forma agradecer pelo momento. Já os idosos acolhidos, dos cadeirantes aos bailarinos, todos eram sorrisos e palmas e com o apoio dos colaboradores puderam apreciar uma boa dança com música de qualidade, demonstração de afeto e amor.

A Assistente Social da SIAN, Blandina Molinari, destacou a campanha dos lares para arrecadar fraldas geriátricas aos seus acolhidos: “As fraldas são tamanho G e GG adulto. É uma demanda enorme porque chegou o inverno. O nosso consumo, entre as duas casas é de 160 fraldas por dia. Isso é uma média de 4.800 fraldas por mês”, conta.

Para ajudar a instituição, as casas estão localizadas em dois endereços. O asilo Mário Mota fica na rua Duque de Caxias, número 160. Já o Sebastião Persílio está localizado na rua Vicente Ilha de Vargas, número 1294, no Prado. Ainda é possível, e aconselhado, fazer contato com a SIAN através do telefone: (55) 3242-2052.