sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Felino ameaçado de extinção é encontrado na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã

Trata-se de um pequeno felino , Gato-Maracajá, nativo que habita florestas e permanece a maior parte do tempo em árvores, tem uma pelagem de coloração amarelo – dourado com rosetas escuras dispostas principalmente nas laterais do corpo, com uma aparência bem parecida com o gato–do-mato-pequeno e pesa cerca de 3 kg.

A descoberta foi feita em maio pelo biólogo e pesquisador Marco Adriano Tortato, doutor em Ecologia e Conservação da Natureza, que têm trabalhos publicados sobre a espécie e agora desenvolve uma pesquisa sobre javalis com apoio do ICMBio-Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã.
“Leopardus wiedii , ou gato-maracajá, é uma espécie ameaçada de extinção e não tínhamos até agora seu registro aqui. É a ocorrência mais ao sul do Brasil que se têm notícia ”, relata surpreso Raul Paixão Coelho, analista ambiental e chefe da Área Protegida.
Raul explicou que a presença de raras espécies de topo de cadeia alimentar é um dos indicativos que a atividade de criação de gado em pastoreio extensivo no pampa pode ser aliada da conservação ambiental, “e os produtores rurais devem se orgulhar disso!”, enfatizou.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos