qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Dois locais distintos de Livramento e o mesmo problema: ruas intrafegáveis

Moradores destacam as más condições das vias nas Vila Quines e Vila Kennedy

Reclamações sobre as más condições de ruas e avenidas não são difíceis de encontrar. Agora, imagine, se você leitor fosse morador de uma rua onde o proprietário de uma linda casa com garagem e um veículo que foi conquistado com muito suor e não pudesse ser guardado dentro da sua propriedade pela intrafegabilidade da via. Isso acontece com José Luiz Fonseca, morador da rua Roberto Albornoz, na Vila Quines.
Fonseca relata que este problema está acontecendo pela água da chuva, que foi desviada da rua João Lobato, paralela a Roberto Albornoz e deságua na via, formando uma cascata na frente da casa dele e de seus vizinhos. Pela força da água, a via que é de terra, tem seu material levado pela chuva ficando somente pedras grandes, o que limita a passagem de veículos, somente para carros e camionetes com tração 4×4: “É uma vergonha. Eu tenho um amigo que disponibilizou um espaço para deixar meu carro lá na rua Manoel Prates Garcia durante a noite. Durante o dia, o carro fica na frente da casa de meu vizinho, pois na frente da minha casa não consigo deixar. Faz quase cinco meses que isso está acontecendo, já fui diversas vezes, pessoalmente, tentar buscar uma solução, acredito que não seja difícil solucionar, são cerca de 30 metros que, se tiver boa vontade, em uma manhã o serviço é feito. Na hora de cobrar nosso IPTU é rápido, mas, para solucionar o problema na minha rua é sempre uma desculpa nova, dessa vez foi o maquinário que está na zona rural, nada contra, mas se as rua da cidade estão assim, imagina as de lá”, conta.

Cinco quilômetros de distância e o mesmo problema

Outro local que está com o mesmo problema é a rua Pedro Moacir Chala de Barros, que é paralela à BR-158. A via é conhecida por ser rota de caminhões e demais veículos para o centro de distribuição de alimentos de uma rede de Supermercados. Próximo ao numera 50, daquela rua, existem grandes buracos nos paralelepípedos que a cada chuva forma uma verdadeira piscina, escondendo os riscos para quem ali trafega. As motocicletas passam pela calçada a fim de evitar uma queda na água barrenta.
Segundo a Secretaria de Obras, as ruas da Vila Quines, Vila Cristal, Parque São José e adjacências serão realizadas melhorias a partir do dia 20 deste mês. Já na rua da Vila Kennedy, o local foi colocado nas pautas da pasta e em breve será avaliado para a realização do reparo adequado.

João Victor Montoli
joaovictor@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos