qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Número de casos ativos de COVID-19 cai em Livramento

Esta semana iniciou com ares de esperança para Sant’Ana do Livramento. Nesta terça-feira (7), a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gabriela Formoso informou que o número de pessoas com o vírus COVID-19 ativo na cidade caiu para 13, no boletim epidemiológico publicado na sexta-feira (3) eram 20. “Tem diminuído consideravelmente o número de ativos aqui no município. Todos os exames de PCR que nós tínhamos encaminhado para análise, deram negativos”.

Para hoje, sete pacientes aguardam o resultado das análises. Entretanto, o frio preocupa os profissionais da saúde. “Está dando uma estabilizada nos nossos números […], mas a preocupação é com a mudança de temperatura, com a chegada do frio. O inverno sempre tem o maior número de internações, de doenças respiratórias e o COVID vai ser mais uma neste ano”, observa.

Quanto às internações por Coronavírus, Gabriela informa que são quatro no total. Dois pacientes hospitalizados fora do município e dois em Livramento, estando um na ala COVID e o outro, em uma situação mais grave, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Centro Hospitalar Santanense (CHS).

Ainda de acordo com a coordenadora da Vigilância, a estabilização da pandemia na cidade passa pela conscientização dos cidadãos. “Quando iniciar os sintomas, já iniciar o isolamento. Isso acaba diminuindo a cadeia de transmissão do vírus. […] Aí o número de contaminados é menor. […] Caso sintam os sintomas, as pessoas devem entrar em contato com a Vigilância, direto na Santa Casa ou na Unipampa, que a gente tem o serviço de triagem respiratória para que seja avaliada”, pontua.

Abaixo você confere o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça:

 

 

Texto: Murilo Alves