sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Terror no campo : Família é amarrada , tem pertences roubados e durante fuga criminosos capotam caminhonete

Na tarde da última sexta-feira, 3 de julho, uma família viveu momentos de terror quando criminosos invadiram sua propriedade localizada na região do Sarandi, a 83 km de Sant’Ana do Livramento. Segundo o registro de ocorrência que foi feito na Polícia Civil, por volta das 15h30, de sexta-feira, três homens chegaram na propriedade e anunciaram o assalto, posteriormente amarraram as vítimas dentro de casa e iniciaram uma revista aos seus pertences. Os homens ficaram na propriedade cerca de três horas e, conforme informações policiais, eles estariam fortemente armados com armas longas e revólveres. Após roubar vários objetos da estância, os criminosos fugiram do local na caminhonete da família, uma Toyota de cor prata, que mais tarde foi encontrada capotada, na localidade conhecida como Venda Velha, próxima ao corredor que leva ao Caty.

Veiculo roubado na propriedade foi encontrado camptado na estrada que leva ao corredor da venda velha próximo a estrada do CATY. Foto – O Quaraiense

Naquela mesma noite, o proprietário da estância conseguiu livrar-se das cordas e tentou buscar socorro com outro veículo da família que estava na propriedade e constatou que seus pneus tinham sido furados pelos criminosos, mesmo assim ele conseguiu se deslocar até o vizinho mais próximo que acionou a polícia. Em seguida, várias viaturas da Patrulha Rural e outras guarnições da Brigada Militar foram deslocadas para a propriedade e efetuaram buscas na região. “Assim que recebemos a informação do ocorrido deslocamos as guarnições para aquela localidade para prestar socorro à família. Foram realizadas diversas buscas naquela mesma noite, a fim de encontrar os criminosos. Tanto a Brigada Militar quanto a Polícia Civil estão trabalhando neste caso desde o seu ocorrido”, destacou o Major Silveira Subcomandante do Policiamento Ostensivo do 2° RPMon à reportagem do Jornal A Plateia.

Família relata invasões no campo, furtos de animais e tiroteios na região

No mês de fevereiro, a reportagem do Jornal A Plateia esteve nessa mesma propriedade acompanhando o trabalho e, de dentro da viatura da Patrulha Rural, as atividades desses policiais que estavam se deslocando até a Estância São Francisco, após receberem algumas denúncias de produtores rurais informando que aquela localidade estava sofrendo vários problemas, desde furtos de animais, invasão nos campos e constantes tiroteios envolvendo caçadores que acabam colocando em risco os moradores da campanha.

A propriedade fica, a aproximadamente 83 km da cidade, localizada próxima ao rio Quaraí e seus afluentes, e possui uma diversidade muito grande de animais como cervos, capivaras, além da presença de manadas de javalis.

Uma visita realizada no dia 1° de fevereiro, por volta das 21h40, pela equipe da Patrulha Rural à sede da estância e foi recebida pelos proprietários A.R.A.G e N.B que ficaram felizes com a chegada de surpresa dos policiais. “É muito bom receber a visita da Brigada aqui, nos traz uma sensação bem maior de segurança. Fica o nosso agradecimento porque a população da campanha, muitas vezes, parece estar desamparada, pois, hoje, as coisas não são mais como antigamente. Hoje, é preciso ter bastante cuidado, principalmente à noite com quem chega nas casas porque anda muita gente nos campos”, disse a proprietária na oportunidade.

O principal pedido do casal, naquela ocasião, para os policiais foi por mais fiscalização na questão das pessoas que vão caçar nos campos ao redor dos arroios e acabam invadindo as propriedades, em alguns casos até furtando animais, além, é claro, de matarem animais silvestres. “Um dia, nós estávamos aqui na frente de casa de dia, e começou um tiroteio longe, quando de repente os tiros ficaram mais próximos. Foi quando a gente viu um bando de animais passarem correndo aqui em frente da casa e os cachorros atrás, além de um rapaz atirando. A gente precisou até entrar para a casa com medo de que algum tiro viesse em nossa direção”, contou a proprietária”.

Reportagem Matias Moura

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos