Terça-feira de baixas temperaturas e vento forte em Livramento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Durante toda a terça-feira (30) o cenário foi de vento intenso e temperaturas baixas em Sant’Ana do Livramento. Com os termômetros chegando a 8,3°C, o amanhecer foi gelado na fronteira. A sensação de frio foi intensificada por conta das fortes rajadas de vento que chegaram até 55km/h, no início da noite.

O fenômeno acontece por conta do deslocamento de um sistema de baixa pressão que esteve sobre o continente e agora já chegou ao mar. De acordo com o meteorologista Rafael Dable, esse deslocamento ocorreu em forma de um ciclone extratropical, bastante comum no inverno gaúcho.

Para a quarta-feira, primeiro dia do mês de julho, a previsão é de que o vento ganhe ainda mais velocidade no sul do país, podendo chegar a 60km/h na região da campanha e a 150km/h no litoral gaúcho. Na quinta-feira os ventos começam a perder força, mas ainda assim se farão presentes no território gaúcho, principalmente na parte da manhã.

NO ESTADO

Ao longo do dia o fenômeno conhecido como ciclone-bomba causou estragos na parte norte do Rio Grande do Sul. Além de destelhamentos, desmoronamentos e granizo, os ventos deixaram muitos gaúchos sem luz e causaram um óbito na cidade de Nova Prata, onde um homem de 53 anos morreu soterrado.

 

Texto: Murilo Alves

Foto: Marcelo Pinto/AP

Estado divulga dados sobre Safra da Uva

Nota de esclarecimento (10/07/2020):  os técnicos da Secretaria estão checando todos os dados da safra, porque eles podem sofrer algumas alterações em função dos novos números