sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Criança é encontrada em situação de abandono

Por volta das 23h deste sábado (28), quando os termômetros marcavam 1,7°C em Sant’Ana do Livramento, um casal que trafegava próximo ao entroncamento entre a avenida Daltro Filho e a avenida da Saudade, avistou uma criança vestindo apenas uma bermuda e uma camiseta. O pequeno, que calçava chinelos, tremia de frio e parecia perdido.

Frente a essa situação, o casal acionou a Brigada Militar (BM) que compareceu ao local. Em contato com a criança, os policiais também acionaram o Conselho Tutelar e foram em busca dos responsáveis pelo menor. Em sua residência estavam seus irmãos, também menores de idade, e sua mãe adotiva.

A criança foi levada pelo Conselho Tutelar até a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento para receber um atendimento adequado, visto que estava bastante debilitado por conta do frio. Durante o atendimento foram constatados diversos hematomas em várias partes do corpo da criança, sinais que levaram as autoridades a encaminhar a responsável pelo menor até à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA).

Após prestar esclarecimentos, a mulher foi responsabilizada por maus tratos e deve perder a guarda do menor. A criança continua internada na Santa Casa sob a responsabilidade de um conselheiro tutelar e deverá conhecer seu destino assim que receber alta. De acordo com as autoridades, a agressora teria ganho a guarda do menino após denunciar a mãe biológica por maus tratos.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos