qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Apenado de Livramento realiza televisita internacional com a mãe, na Coreia do Sul

A iniciativa pioneira da Defensoria Pública foi feita junto à Superintendência dos Serviços Penitenciários 

Com intermédio da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul junto à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), um preso que cumpre pena na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, realizou uma televisita por videochamada com a mãe, que mora em Seul, na Coreia do Sul. O encontro ocorreu no último dia 18.

“O assistido é de Montevidéu e só está em Sant’Ana do Livramento porque temos essa particularidade, de ser uma cidade binacional. A família mora na Argentina e a mãe está há muitos anos na Coreia, o que torna inviável que ela venha até a América do Sul. Há tempos atuamos nesse processo. Em razão da pandemia, a avó não pode cruzar a fronteira para visitá-lo, ou seja, a televisita foi a única forma de fazer com que ele revisse familiares”, explicou o defensor público que atua na cidade, Carlos Marcondes Jr.

Defensor público que atua na cidade, Carlos Marcondes Jr

A Defensoria Pública presta a assistência jurídica para os familiares e para o preso, já que eles não possuem nenhum contato no Brasil. Esta foi a primeira televisita internacional realizada dentro do Presídio de Livramento. Conforme Marcondes Jr, o procedimento não é o ideal, já que o contato presencial entre familiares sempre é o melhor. No entanto, em casos como esse, que envolvem uma pandemia e também uma enorme distância entre mãe e filho, a ferramenta é bastante positiva.

O trabalho da Defensoria Pública no caso contou com o apoio da Susepe, por meio da atuação da administradora da casa prisional, Ana Paula Rodrigues Cunha e da assistente social, Flávia de Abreu.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con