qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Programas e benefícios do Governo Federal injetam mais de 16 milhões no Município

Segundo a Secretaria de Assistência Social, valores são distribuídos em forma de programas como o Bolsa Família e Auxílio Emergencial

A Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social vem realizando, periodicamente, o cadastramento de famílias no programa Bolsa Família, além de monitorar os pagamentos de outros auxílios do Governo Federal como é o caso do Auxílio Emergencial distribuído aos trabalhadores informais no período de pandemia.

Conforme Bento Carrasco, um dos responsáveis pelo cadastramento e atendimento do Bolsa Família, o número de pessoas registradas no Cadastro Único aumentou consideravelmente neste período, com destaque para os refugiados residentes no município como Cubanos e Venezuelanos. “Nós temos, sim, este aumento, mas são pessoas de fora do país que se tornaram cidadãos brasileiros, que tiveram o direito de fazer o cadastro. A procura maior foi nos últimos dois meses, agora está mais tranquilo”.

Segundo Carrasco, o movimento da Secretaria está mais tranquilo pelo fato das pessoas estarem mais bem informadas dos programas e dos benefícios. Segundo ele, o fato atípico observado até agora é em relação aos valores repassados ao município. “Para se ter uma ideia, o normal do Bolsa Família era entre 790 mil a 800 mil reais/ mês até o mês de março. Em abril (com o pagamento do Auxílio Emergencial) foram mais de 6 milhões onde quem tinha Bolsa Família foi cancelado para receber o Auxílio. Mas, nós temos os dados do mês de maio, com a listagem de quem recebeu pelo Bolsa Família, pelo Cadastro Único, e quem recebeu pelo aplicativo, a soma desses três é 16 milhões 387 mil e 800 reais somente no mês de maio. Então, esse auxílio está dando uma grande injeção de dinheiro em Livramento. E agora em junho, pelas projeções, vai ser mais ou menos por aí esse valor” destaca.

Sobre o recebimento do Auxílio, Carrasco destaca que o governo vem analisando mês a mês as condições dos usuários cadastrados para corrigir eventuais erros de pagamentos indevidos a pessoas que não se enquadram. “Acontece essa análise de mês a mês, então, é por isso que tem pessoa que recebeu a primeira vez e não vai receber a segunda, por exemplo. E vise-versa. Agora em junho, por exemplo, vai acontecer de gente que não tinha nem pego a primeira parcela e vai conseguir efetuar o saque. É claro, é para quem fez pelo aplicativo e não havia cadastro único.”
O horário de atendimento da Secretaria de Assistência e Inclusão Social é das 8h às 12h , os CRAs continuam abertos das 8h às 12h nos bairros com profissionais habilitados para tirar todas as dúvidas da população em relação ao cadastro do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família.

Matias Moura
matiasmoura@jornalaplateia.com

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.