Acordo Binacional de combate ao COVID-19 deve ser firmado nesta sexta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Na noite desta quinta-feira (18), durante o programa #ResenhaLivre no Facebook do jornal A Plateia, o deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo na Assembléia Legislativa, confirmou que a assinatura do acordo binacional entre Brasil e Uruguai está prevista para acontecer na tarde desta sexta-feira (19). Se aprovado, o tratado prevê que haja um espelhamento das medidas de combate ao COVID-19 entre de Sant’Ana do Livramento e Rivera, podendo ser ampliado para outras cidades fronteiriças.

A formalização deve se dar a partir das 14h30 em uma videoconferência convocada pelo Ministério da Saúde do Brasil. Estarão presentes na reunião, além dos representantes do Ministério da Saúde, o embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio Simões, representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e o deputado Frederico Antunes, como presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa.

Na oportunidade, o texto do acordo, já aprovado pelo governo uruguaio, será apreciado pelas autoridades estaduais e federais e a expectativa é de que o documento seja aprovado pela comissão. Caso o parecer seja favorável, na próxima semana o acordo é encaminhado para o Ministério das Relações Exteriores e já estará apto para ser firmado pelo Ministério da Saúde do Brasil, o governo do estado do Rio Grande do Sul e o Ministério da Saúde do Uruguai.

 

Texto: Murilo Alves

Foto: Marcelo Pinto/AP