Livramento cumprirá a bandeira vermelha

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Ico Charopen (PDT) anunciou que Sant’Ana do Livramento vai cumprir a bandeira vermelha. Um novo decreto será publicado ainda nesta segunda-feira (15) para discriminar o que poderá funcionar com a nova determinação imposta pelo governo do Estado. “Tomamos a decisão: se a bandeira é vermelha ou preta, cumpra-se. É verdade que nós estaremos juntos no manifesto da Fronteira Oeste (para contestar). Nesse primeiro momento nós vamos cumprir, mas depois discutiremos (a determinação)”, explicou o prefeito Ico ao Jornal A Plateia.

No sábado (13), o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que Sant’Ana do Livramento e toda a região de Uruguaiana estavam entrando na bandeira vermelha, impondo restrições mais severas. Entre as determinações da bandeira vermelha está a manutenção da abertura dos estabelecimentos que vendem itens essenciais, com apenas 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.

No domingo (14), houve uma reunião liderada pelo prefeito Ico e pelo presidente da Câmara, Romário Paz (MDB), com a participação dos médicos, empresários e vereadores. Ico determinou que Livramento não seguiria a bandeira vermelha, mas voltou atrás na manhã de hoje, orientado pela sua procuradoria, depois que o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, disse que estava buscando a responsabilização dos prefeitos por crime de descumprimento de medida sanitária determinada pelo Estado para impedir a propagação de doença contagiosa.

O Governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu o deputado Frederico Antunes (PP), no Palácio Piratini

Nesta manhã de segunda, o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP) se reuniu na com o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Durante o encontro ficou acertada a realização na tarde de hoje de videoconferência com  representantes das Associações de Prefeitos das quatro regiões que tiveram mudança para a “bandeira vermelha”  no programa de Distanciamento Controlado do RS, atualizado durante o fim de semana. O Ministério Público também será convidado a participar da reunião.

A expectativa dos prefeitos é que tentar reverter a situação da bandeira vermelha para a laranja, apresentando os dados de cada município. Sant’Ana do Livramento tem apenas dois pacientes internados na ala Covid, da Santa Casa do município. Um já testou positivo para o coronavírus, o outro aguarda o resultado.

Rodrigo Evaldt | rodrigo@jornalaplateia.com

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies