“Está bem avançado”, diz Ana Amélia sobre protocolo único contra o Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A secretária de Relações Federativas e Internacionais, ex-senadora Ana Amélia Lemos, confirmou nesta quarta-feira (10) que evoluiu bastante o trabalho para a construção de um protocolo comum para ser firmado entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul para a aplicação de medidas de combate ao coronavírus nas cidades-gêmeas da fronteira. O compromisso está sendo discutido em reuniões por vídeo e deve ser firmado nos próximos dias através de um acordo bilateral entre o Brasil e o país vizinho.

A reunião aconteceu por vídeo-conferência

 

“Esse protocolo está embasado no acordo binacional firmado aí na Fronteira em 2009. O primeiro passo desse protocolo foi dado pelo Rio Grande do Sul e o Uruguai e está bem avançado”, garantiu a secretária Ana Amélia Lemos. Ela destacou que, na sexta-feira (12), o alinhamento final será realizado por videoconferência entre as autoridades dos dois territórios.

A ideia dos protocolos únicos partiu de uma ideia do presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Frederico Antunes. Ele também participou da reunião de hoje.

Além de adotarem as mesmas regras de distanciamento e de abertura do comércio, as cidades irmãs vão promover testagem conjunta contra a doença e estabelecer um mecanismo único de controle da proliferação da covid-19. As cidades de Santana do Livramento e Rivera devem ser as primeiras a colocar a integração em prática, em um projeto-piloto.

Participam da reunião, o Embaixador do Brasil no Uruguai, Antonio Simôes, representantes dos Ministérios da Saúde e Relações Exteriores do Brasil; representantes dos ministérios de Saúde Pública e de Relações Exteriores do Uruguai, secretária estadual da Saúde do RS, Arita Bergmann; o prefeito de Livramento, Ico Charopen e o secretário municipal da Saúde de Sant’Ana do Livramento, Eder Fialho. Também presente a intendente de Rivera, Alma Galup. Também o secretário de Saúde de Rivera e a Assessora para Assuntos Internacionais da Intendência de Rivera, Ana Paula Alonso e o Coordenador da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da ALRS, Cristiano Guerra.

Por: Rodrigo Evaldt | rodrigo@jornalaplateia.com

Bastidores – Edis Elgarte – 11/07/2020

Luz, câmera… partiu, campanha O adiamento das eleições para o mês de novembro não representa um período de folga para os pré-candidatos. Mesmo quem já