Governador pode vir a Livramento assinar protocolo com Lacalle Pou

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Estão cada vez mais aparadas as arestas do protocolo entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai para o combate ao coronavírus nas cidades gêmeas de fronteira. Nesta sexta-feira (05), o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (Progressistas) deve estar em Sant’Ana do Livramento para uma reunião com representantes do governo uruguaio acertando os últimos detalhes da atuação dos profissionais de saúde nos dois territórios.

A reunião acontecerá em Rivera durante à tarde e contará com a presença do deputado uruguaio, Marne Osorio, além das lideranças de saúde de Livramento e Rivera. O protocolo único está sendo ajustado nesta semana para que o governador Eduardo Leite (PSDB) e o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou (Partido Nacional) assinem a documentação na próxima semana em Rivera.

Deputados Frederico Antunes e Marne Osorio

Há alguns dias, uma série de audiências entre as lideranças dos dois lados da fronteira vêm acontecendo por videoconferência. Em uma delas, participaram o ministro de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas e a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Neste encontro ficou definida a criação de um grupo de trabalho (GT) para formar regras únicas para as cidades consideradas gêmeas, como Livramento e Rivera. O grupo irá alinhar as condutas adotadas no estado brasileiro e no país vizinho.

Além de Livramento e Rivera, as cidades que deverão compor o trabalho em conjuntos são: Aceguá (RS) e Acegua (UY); Quaraí (RS) e Artigas (RS); Barra do Quarai (RS) e Bella Union (UY); Chuí (RS) e Chuy (UY); e Jaguarão (RS) e Rio branco (UY).

Rodrigo Evaldt – rodrigo@jornalaplateia.com

Bastidores – Edis Elgarte – 11/07/2020

Luz, câmera… partiu, campanha O adiamento das eleições para o mês de novembro não representa um período de folga para os pré-candidatos. Mesmo quem já