Autoridades gaúchas e uruguaias alinharão protocolo único contra o Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Acontece nesta sexta-feira (05), às 15h, na Intendência Departamental de Rivera, uma reunião entre autoridades de Sant’Ana do Livramento, de Rivera, do Governo do Rio Grande do Sul, e do Governo Federal uruguaio. Na pauta da reunião, as lideranças médicas e políticas devem acertar como será o protocolo conjunto dos dois territórios para o combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Há alguns dias vêm uma série de audiências entre as lideranças dos dois lados da fronteira por videoconferência. Em uma delas, participaram o ministro de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas e a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Neste encontro, foi criado o grupo de trabalho (GT) que está formulando as regras únicas para as cidades consideradas gêmeas. Esse grupo se reúne nessa sexta para alinhar as condutas adotadas no estado brasileiro e no país vizinho.

Além de Livramento e Rivera, as cidades que deverão compor o protocolo em conjuntos são: Aceguá (RS) e Acegua (UY); Quaraí (RS) e Artigas (RS); Barra do Quarai (RS) e Bella Union (UY); Chuí (RS) e Chuy (UY); e Jaguarão (RS) e Rio Branco (UY).

Deputados Frederico Antunes e Marne Osorio participarão da reunião desta sexta

Participantes

Segundo a organização do evento, devem participar da reunião o ministro de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas; a intendente departamental de Rivera, Alma Galup; o secretário da Saúde de Rivera, Carlos Sarries; o deputado uruguaio, Marne Osório; o senador Tabaré Vieira, por vídeo; o diretor da Secretaria Estadual da Saúde, Bruno Naundorf; o presidente da Comissão do Mercosul da ALRS, deputado Frederico Antunes; o prefeito e a vice de Livramento, Ico Charopen (PDT) e Mari Machado (PSB); o secretário da Saúde de Santana do Livramento, Eder Fialho; a coordenadora Regional da Saúde, Heili Temp; e o coordenador da Comissão do Mercosul da ALRS, Cristiano Guerra.

Rodrigo Evaldt | rodrigo@jornalaplateia.com