qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Coronavírus: protocolos únicos entre o RS e Uruguai devem ser firmados nos próximos dias

O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes participou no início da noite desta segunda-feira (01), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, de audiência com o governador Eduardo Leite. Na oportunidade, Frederico fez um relato ao chefe do Executivo a respeito da videoconferência realizada neste final de semana que contou com a participação do ministro de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas e das secretárias, da Saúde, Arita Bergmann e de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos.

Durante o encontro ficou encaminhado a criação de um grupo de trabalho (GT) visando a formação e realização de protocolos únicos para os dois lados da fronteira, em cidades consideradas gêmeas, como Sant’Ana do Livramento e Rivera.

O GT será uma espécie de Centro de Operações Epidemiológicas e atuará entre o Ministério da Saúde do Uruguai e a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, com a participação das cidades Gêmeas na fronteira do Brasil e Uruguai.

Leite afirmou ao líder do governo, deputado Frederico Antunes que a idéia em formatação é excelente. Disse ainda que nesta terça-feira (02/06), terá reunião com a secretaria Arita Bergmann e representantes do ministério da Saúde do Uruguai, Cremers, Associação Médica Brasileira e Amrigs onde pretende aprofundar o assunto.

Além de Livramento e Rivera, as cidades que deverão compor o trabalho em conjuntos são: Aceguá (RS) e Acegua (UY); Quaraí (RS) e Artigas (RS); Barra do Quarai (RS) e Bella Union (UY); Chuí (RS) e Chuy (UY); e Jaguarão (RS) e Rio branco (UY).

O deputado Edson Brum também participou da audiência com o governador Eduardo Leite.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.