qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Coronavírus: protocolos únicos entre o RS e Uruguai devem ser firmados nos próximos dias

O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes participou no início da noite desta segunda-feira (01), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, de audiência com o governador Eduardo Leite. Na oportunidade, Frederico fez um relato ao chefe do Executivo a respeito da videoconferência realizada neste final de semana que contou com a participação do ministro de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas e das secretárias, da Saúde, Arita Bergmann e de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos.

Durante o encontro ficou encaminhado a criação de um grupo de trabalho (GT) visando a formação e realização de protocolos únicos para os dois lados da fronteira, em cidades consideradas gêmeas, como Sant’Ana do Livramento e Rivera.

O GT será uma espécie de Centro de Operações Epidemiológicas e atuará entre o Ministério da Saúde do Uruguai e a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, com a participação das cidades Gêmeas na fronteira do Brasil e Uruguai.

Leite afirmou ao líder do governo, deputado Frederico Antunes que a idéia em formatação é excelente. Disse ainda que nesta terça-feira (02/06), terá reunião com a secretaria Arita Bergmann e representantes do ministério da Saúde do Uruguai, Cremers, Associação Médica Brasileira e Amrigs onde pretende aprofundar o assunto.

Além de Livramento e Rivera, as cidades que deverão compor o trabalho em conjuntos são: Aceguá (RS) e Acegua (UY); Quaraí (RS) e Artigas (RS); Barra do Quarai (RS) e Bella Union (UY); Chuí (RS) e Chuy (UY); e Jaguarão (RS) e Rio branco (UY).

O deputado Edson Brum também participou da audiência com o governador Eduardo Leite.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.