qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Queijo e café, harmonização perfeita

Le Carroussel: combinação entre as duas paixões brasileiras é um sucesso

A harmonização entre diferentes ingredientes é um dos principais segredos da gastronomia. Queijo e café, por exemplo, são dois produtos tradicionais e de características bem marcantes, que, quando servidos juntos, oferecem uma explosão de sabores e aromas.

Uma combinação que não falha é:

  • para queijos repousados ou salgados vá de espresso; para queijos frescos ou moles vá de filtrados. O sabor do espresso (ou de cafés mais intensos) se equilibra com os sabores igualmente intensos destes queijos com bastante personalidade e vice versa. Cafés mais leves vão bem com queijos mais sutis.

Confira as melhores combinações:

Queijos macios, como muçarela de búfala, por exemplo, combinam com grãos de espécies arábicas, como os da região de Piraju (São Paulo) e colombianos, que mantêm a textura e criam um terceiro sabor.

Queijos com mofo branco, como brie e camembert, cremosos como cottage, mascarpone e ricota também pedem esses cafés mais suaves, que não “matam” as características sensoriais nem da comida, nem da bebida. Se optar pelos colombianos, mais frutados, o “tempero” é garantido.

Já os de massa filada, como muçarela e provolone, ficam perfeitos com cafés do sul de Minas, pois têm sabor mais equilibrado.

A muçarela, pode entrar no ponto dos cafés mais frutados, que complementam o sabor.

Os intensos queijos com mofo azul, como gorgonzola e roquefort, pedem cafés mais encorpados, como um Alta Mogiana, que amenizam a gordura do queijo e se aproveitam do maior potência sensorial para criar um terceiro sabor.

O café é a bebida perfeita para acompanhar também os queijos de massa firme como prato, parmesão e pecorino, que são levemente mais salgados e encontram na bebida um ponto de equilíbrio.

Semiduros, como gruyére, edam, estepe, emmenthal, maasdam, gouda e os de cabra, como o feta, ficam ainda mais gostosos acompanhados de blends de arábica e robusta, que mexem com textura, sem tirar nada do sabor.

Lembre-se: Degustar significa parar para apreciar o que está sendo consumido. Cada mordida ou gole devem ser cuidadosamente saboreados e analisados com carinho.,

Le Carroussel é uma das mais tradicionais lojas de queijos (conta até com câmaras de maturação) e especialidades uruguaias de Rivera e do Uruguai. Provavelmente você não vai encontrar em outro local tanta variedade de queijos artesanais uruguaios: parmesão, gruyère, emmental, danbo, grana padano, de ovelha, entre outros.

A empresa também conta com uma máquina com prensa especial para quem leva o queijo para viagem, preservando ao máximo o seu sabor e textura.

Endereço: Calle Agraciada, 374 | Rivera

Telefone: 4622 3148

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos