qui, 18 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Odontologia x Café

Dentista Mariana Freitas CRO/RS 24533: Mitos e verdades

Parceiro para inícios de manhãs bem dispostas ou para uma noite de estudos, o café é, sem dúvida, uma paixão e um hábito nacional. No entanto, há quem diga que o hábito pode prejudicar os dentes.

A dentista Mariana Freitas explica porque o café pode se tornar prejudicial à saúde oral  e como prevenir. Confira a seguir:

Como o café pode se tornar prejudicial à saúde oral?

Primeiramente, sendo uma bebida quente, caso seja rotineiramente ingerido a uma temperatura maior que 80°C pode ocasionar lesões aos tecidos bucais bem como no trato digestivo.

Outra questão é o pH da bebida, o café tem um pH mais baixo que o da boca, sendo bastante ácido. Essa acidez agride o esmalte, provocando uma desmineralização e o tornando mais poroso o que pode facilitar a formação de cáries, principalmente se a bebida estiver adoçada com açúcar e o consumo for seguido de longos períodos sem escovação.

O dente é formado por três camadas: a polpa, a dentina e o esmalte. A polpa é um tecido mole que se estende até a raiz do dente, sendo formado por vasos sanguíneos, nervos, células do conjuntivo e fibras. A dentina cobre a polpa e é a responsável pela coloração do dente, sendo mais amarelada. O esmalte é a parte externa, translúcida e que garante proteção contra as agressões naturais, como acidez e pigmentação dos alimentos e ação das bactérias.

A desmineralização da camada mais externa do dente, facilita que o pigmento escuro do café ultrapasse o esmalte, instalando-se na dentina causando manchas e amarelamento dental.

Além disso, o desgaste do esmalte deixa a dentina, naturalmente mais amarela que o esmalte, mais aparente, dando aos dentes também um aspecto amarelado.

Mas se você não abre mão deste líquido, confira essas dicas e faça delas um hábito. Seu sorriso branco vai agradecer!

1- ESCOVE OS DENTES APÓS ALGUNS MINUTOS DO CONSUMO

Para diminuir os danos a dica é escovar os dentes depois de alguns minutos após consumir o café, mas também não imediatamente para não remover a estrutura dental, tendo em vista a acidez do café. Esse é o melhor jeito para evitar manchas nos dentes, e também desgaste do esmalte dental. Dessa forma, o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento devido ao contato direto com a substância. Além disso, o flúor no creme dental remineraliza o esmalte.

2- BOCHECHO COM ÁGUA

Se não puder escovar os dentes logo após tomar o seu café, aposte pelo menos em fazer um bochecho com água. Essa medida já ajuda a evitar que o corante ou a acidez fiquem na boca, além de devolver a saliva perdida. Sem produção de saliva suficiente para enxaguar a boca de forma natural, a coloração do café produz as desagradáveis manchas marrons ou amarela no seu sorriso.

3- CONSUMA ALIMENTOS DETERGENTES

Outra maneira de dar uma mão para a higiene bucal nesse caso é comendo os chamados alimentos detergentes. Frutas como maçã e pera limpam superficialmente os dentes durante a mastigação e até previnem problemas bucais, como gengivite, mau hálito e cáries. As fibras desses alimentos aumentam também a produção de saliva e pH da boca, diminuindo a acidez. Aliado a esses cuidados é sempre bom evitar o consumo em excesso do café, sem a necessidade de eliminá-lo da sua vida. Basta tomar cuidados simples para não prejudicar o seu sorriso branquinho.

4- VISITAS REGULARES AO CIRURGIÃO-DENTISTA

Por fim,mas não menos importante, consulte um dentista de sua confiança com regularidade, serão feitas profilaxias, limpezas profissionais, nas quais o profissional consegue remover manchamentos extrínsecos dos dentes, ou ainda procedimentos estéticos como o clareamento para iluminar ainda mais seu sorriso. Além disso, o profissional estará sempre atento a manutenção da sua saúde bucal.

Endereço: Rua dos Andradas, 403 – sala 110 – (Galeria Tamoio)
WhatsApp: (55) 3243-5340
Telefone: (55) 99149-2434 – Urgências e emergências
E-mail: marianafreitascd@gmail.com