qui, 18 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Governador conversa com prefeitos da fronteira oeste

A prefeita de Sant’Ana do Livramento, Mari Machado, participou na tarde desta segunda-feira (25), de uma reunião com prefeitos da região da Fronteira Oeste do Estado e o governador Eduardo Leite. Na videoconferência eles apresentaram demandas relacionadas à saúde, segurança e educação.

Mari Machado enfatizou que na reunião ocorrida no último domingo em Rivera/Uruguai, com a presença de representantes do ministério da saúde do Uruguai e da intendente Alma Gallup, foram debatidas várias medidas para a contenção do avanço do contágio pelo COVID 19 em ambas as cidades. Rivera no dia de hoje registrou 17 novos casos. Quando Livramento, em março, teve 20 casos, foi determinado o isolamento social e o comércio permaneceu fechado durante um mês. Isso foi determinante para o não crescimento da curva ascendente do vírus.

“Na reunião deixamos claro que estamos dando nossa contribuição, no sentido de que desde o primeiro decreto, proibimos a entrada de ônibus e vans de turismo, mas não temos como barrar os carros particulares. Somente no sábado passado registramos 900 carros de turista entrando por Livramento para Rivera, grande parte motivados pelas propagandas de compras dos Free-shops em canal de tv. É muito difícil controlar este número expressivo de pessoas se em Rivera não ocorrer uma iniciativa mais efetiva. Não temos como fechar a fronteira, 8 km de cidade, 257 km de fronteira seca e 42 ruas que dialogam entre si”.
A prefeita de Livramento também fez uma sugestão a Eduardo Leite: “Em Montevidéu/Uruguai, eles vão solicitar uma espécie de autodeclaração para as pessoas que farão viagens intermunicipais, de que não são portadores de Coronavírus, podendo ser mais uma ferramenta para tentar barrar que o vírus entre aqui na Fronteira. “

A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) é composta pelos executivos municipais de Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento, Santa Margarida do Sul, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

A reunião também contou com a participação do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, dos secretários Agostinho Meirelles (Articulação e Apoio aos Municípios), Otomar Vivian (Casa Civil), Arita Bergmann (Saúde), Faisal Karam (Educação), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes. A prefeita Mari estava acompanhada do coordenador da Defesa Civil, José Fagundes e da procuradora-geral Carla Saraiva.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e