sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Livramento descumpre Decreto Estadual que proíbe pessoas em pé no transporte coletivo

A ocupação máxima determinada é a ocupação dos assentos, não podendo transportar passageiros em pé

As imagens não mentem. Diversos santanenses denunciaram o descasos de algumas empresas de transporte coletivo de Livramento, fotografando imagens dos ônibus com passageiros em pé, o que fere o decreto estadual e  acaba gerando uma grande aglomeração.
Segundo o decreto do Governador Eduardo Leite, o transporte coletivo de passageiros nas zonas rural e urbana “não pode exceder à capacidade de passageiros sentados”. Isso significa o seguinte: os ônibus que circulam dentro dos municípios não poderão mais levar passageiros de pé e sentados, como costumava ocorrer. O número de passageiros será restrito à quantidade de lugares. Reforçando: passageiro só viaja sentado.

Nas imagens enviadas pelos ouvintes da rádio RCC FM, é possível notar o descumprimento das normas estipuladas no decreto, tanto estadual quanto municipal. A reportagem conversou com João Pedro, presidente do STU para o contraponto desta situação.

João Pedro comentou que havia uma informação de que estava sendo transportado passageiros em pé e alguns até mesmo sentados no chão, o que não procede segundo ele: “Recebemos essa informação ainda ontem, segunda-feira, (11), e eu pessoalmente liguei para as empresas, onde todas me passaram a mesma resposta: de que não transportou e não transporta passageiros em pé e sentados no piso do coletivo. Ou seja, não procede”, conta.

“O transporte só de passageiros sentados não cobre os custos de operação das empresas”

Questionado sobre como as empresas de transporte coletivo estão enfrentando o momento, ele destaca os altos custos de operação: “O transporte só de passageiros sentados não cobre os custos de operação das empresas. A lotação do veículo é composta por passageiros sentados e em pé totalizando um numero X, ainda tem de ser reservado os idosos, então tem em média 36 lugares disponíveis por ônibus. Outro ponto é que por exemplo a empresa Sosal fazia antes, a abertura da porta traseira para estes idosos, no momento, não está sendo realizada, pois no tempo em que um pagante está entrando pela porta frontal, os acentos estarão quase que em sua totalidade ocupados por idosos não pagantes, não dá para operar com um ônibus somente com 5 ou 6 usuários pagantes”, completa.

De acordo com o Sindicato, as empresas foram orientadas a higienizar todos os veículos que saírem das garagens para o serviço nas ruas. A operação deve acontecer, pelo menos, duas vezes por dia. Os profissionais que possuem contato direto com o público, como cobradores e motoristas, receberam frascos com álcool em gel para que possam realizar a limpeza das mãos periodicamente. Mesmo com todas essas ações, o STU ressalta a importância de que a população siga às medidas de prevenção. Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete, se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e, principalmente, evitar sair de casa sem necessidade.

O usuário pode denunciar para a Secretaria de Trânsito se o coletivo estiver infringindo as determinações através do telefone (55) 3968-1094 e registrar com fotos a fim de comprovação da lotação. A Secretaria de Trânsito, por meio da nota, complementa: “Estamos amparados por lei para fazer com que esse decreto seja cumprido, estamos com viaturas na rua quase 24 horas por dia e iremos até o local para fazer com que seja cumprida a determinação”.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos