sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Luzes nos céus da fronteira intrigam santanenses

No começo da noite deste domingo, por volta das 18h30, quem olhou para o céu de Sant’Ana do Livramento pode ver diversas luzes praticamente enfileiradas que surgiram por alguns instantes.

As suposições foram diversas, desde meteoros até extraterrestres, entretanto, para o alívio de alguns e decepção de outros, nenhuma dessas alternativas está correta. Na verdade as luzes são dos satélites Starlink, da SpaceX, a empresa do bilionário Elon Musk.

Ao todo, são 60 satélites que foram colocados em órbita em maio. De acordo com a empresa responsável pelos lançamentos, o objetivo da missão é garantir o acesso de internet para todas as regiões do planeta. Como estão em constante movimento, é bem possível que os equipamentos voltem a marcar os céus da fronteira novamente.

Enquanto isso não acontece, deixamos alguns registros do leitor Cristiano Nicolini:

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,