qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

7º RCMec celebra o Dia da Cavalaria

O 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento Brigadeiro Vasco Alves Pereira”, realizou, em 11 de maio, cerimônia cívico-militar em comemoração ao “Dia da Cavalaria”. Ao comemorarmos o Dia da Cavalaria, recordamos o nascimento do Patrono da Arma, o Marechal Manuel Luis Osório – “O Legendário”, uma das mais brilhantes personalidades da História do Brasil. Verdadeiro “herói”, nascido em solo gaúcho, Osório foi a própria encarnação dos mais sublimes valores cívicos e militares. Ao inspirar-se no legado de seu patrono, a Cavalaria de hoje renova o compromisso de manter vivas e atuantes as mais caras tradições desta nobre Arma.

Ao fazer uso da palavra, o Tenente Coronel Marco André Menezes dos Santos, Comandante do Regimento, realizou a leitura da Proclamação aos Soldados do Exército Imperial, escrita por Osorio, por ocasião da invasão dos Exércitos Aliados, em território sob a dominação de Solano Lopez, durante a Guerra da Tríplice Aliança, citou frase emblemática escrita no livro de Miguel de Cervantes e destacou a importância do exemplo de Osório.
Após a cerimônia, foi realizada uma demonstração do Pelotão de Cavalaria Mecanizado aos Soldados do Efetivo Variável, que teve por objetivo apresentar as frações do pelotão ao efetivo incorporado no corrente ano.

Fotos: 3º Sgt Simas