qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

7º RCMec celebra o Dia da Cavalaria

O 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento Brigadeiro Vasco Alves Pereira”, realizou, em 11 de maio, cerimônia cívico-militar em comemoração ao “Dia da Cavalaria”. Ao comemorarmos o Dia da Cavalaria, recordamos o nascimento do Patrono da Arma, o Marechal Manuel Luis Osório – “O Legendário”, uma das mais brilhantes personalidades da História do Brasil. Verdadeiro “herói”, nascido em solo gaúcho, Osório foi a própria encarnação dos mais sublimes valores cívicos e militares. Ao inspirar-se no legado de seu patrono, a Cavalaria de hoje renova o compromisso de manter vivas e atuantes as mais caras tradições desta nobre Arma.

Ao fazer uso da palavra, o Tenente Coronel Marco André Menezes dos Santos, Comandante do Regimento, realizou a leitura da Proclamação aos Soldados do Exército Imperial, escrita por Osorio, por ocasião da invasão dos Exércitos Aliados, em território sob a dominação de Solano Lopez, durante a Guerra da Tríplice Aliança, citou frase emblemática escrita no livro de Miguel de Cervantes e destacou a importância do exemplo de Osório.
Após a cerimônia, foi realizada uma demonstração do Pelotão de Cavalaria Mecanizado aos Soldados do Efetivo Variável, que teve por objetivo apresentar as frações do pelotão ao efetivo incorporado no corrente ano.

Fotos: 3º Sgt Simas

Roda de capoeira em conjunto com a APAE marca os 202 anos de Livramento

Nesta terça-feira (29), a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizou uma roda de capoeira especial em comemoração aos 202 anos de Sant’Ana do Livramento. O evento aconteceu em clima de alegria, respeito e inclusão, reunindo alunos da APAE, capoeiristas e comunidade em geral. A

Sensibilização é o primeiro passo na caminhada da IG do Queijo Colonial da Serra Gaúcha

Com o objetivo de sensibilizar e discutir sobre os potenciais de desenvolvimento de uma Indicação Geográfica (IG) para o Queijo Colonial da Serra Gaúcha, para valorizar ainda mais o patrimônio alimentar deste território, foi realizado um seminário, nesta terça-feira (29/07), em Carlos Barbosa. A IG é uma ferramenta de desenvolvimento do território. Atualmente, o Brasil possui 139 IGs, sendo 16