qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

“Fazer o Enem sem ter aulas presenciais irá prejudicar muito àqueles que não têm como fazer cursinho”

Preocupação é de aluno que está se preparando para a prova no fim do ano

Em meio a pandemia de Coronavírus, o Ministério da Educação anunciou a realização do Enem, nos dias 1 e 8 de novembro e a novidade para este ano são as provas digitais que acontecerão nos dias 22 e 29 de novembro. As inscrições para o Enem 2020 serão recebidas entre os dias 11 e 22 de maio, somente pela internet, na Página do Participante. Quem não tiver cadastro no portal gov.br deverá fazê-lo antes de fazer a inscrição no Enem.

Lorenzo da Rosa Pires

Neste momento, se não houvesse a pandemia, as escolas públicas e privadas estariam ensinando aos seus formandos os conteúdos e dicas de redação para seus alunos. No atual cenário os professores estão passando apenas trabalhos para não deixar seus alunos ociosos, e de certa forma, não sendo o conteúdo programado para o ano letivo.
Alguns alunos da rede pública foram entrevistados e passaram suas impressões sobre a realização do Exame este ano, confira:
Vitória Jozende, cursando o 4° e último ano de Informática para Internet, no IFSul, destacou que a preparação está sendo prejudicada pela ausência de aulas presenciais, principalmente para aqueles que não tem ou possuem dificuldades no acesso à internet: “Eu creio que a realização esse ano do Enem, alavanca ainda mais a desigualdade social, já que uma em cada quarto pessoas não possuem acesso à internet no Brasil e não podem fazer aulas EAD. Desta maneira não conseguem aprender o suficiente para realizar a prova com êxito. A grande maioria dos alunos estuda pelos meios de informações das escolas como computadores e livros, e claro pelas próprias aulas dadas pelos professores. Seria então mais uma injustiça no Brasil com as minorias”, destacou.
Lorenzo da Rosa Pires, aluno do 3º ano da Escola Sílvio Ribeiro, destacou que além da dificuldade de se obter um ensino completo somente com tarefas online, o receio é de realizar uma prova com vários candidatos em uma mesma sala de aula: “Eu pretendia fazer, mas acontece que por não estar tendo aulas presenciais, por não estarmos indo na escola e sem aulas diárias e presenciais com os professores nos ensinando o conteúdo, meio que vamos acabar não tão preparados quanto deveríamos para uma prova muito difícil como o Enem.

Vitoria Jozende

As chances que já eram baixíssimas para ingressar na faculdade, vão diminuir ainda mais pelo simples fato de nós não estarmos aprendendo com a melhor compreensão possível os conteúdos. Os professores estão dando seu melhor, mandam trabalhos para, ao menos, nos manter em dia com a matéria, porém, não é a mesma coisa que a gente ir lá, e toda manhã vê-los nos explicando o que é para fazer em cada matéria. Então, apenas o que nos resta é estudar de forma manual, estudar em casa e, definitivamente, não é mesma coisa. Fazer o Enem sem ter aulas presenciais irá prejudicar muito àqueles que não têm como fazer cursinho. Eu que pretendia fazer a prova para ter uma base de como funciona vou adiar ainda mais, pois, sinceramente eu acho que não vale a pena eu estudar, estudar e estudar para no dia da prova me arriscar indo para algum lugar onde estarei em uma sala cheia de gente. No meio de uma pandemia, não é certo encher uma sala de candidatos para realização da prova”, destaca.

João Victor Montoli
joaovictor@jornalaplateia.com