sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Fake News – É falsa a informação de que motoristas seriam autuados se não esivessem utilizando máscaras

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que guardas municipais ou agentes da Polícia Militar estão multando quem dirige o carro sem máscara de proteção contra o coronavírus, e que isso configura uma infração que pode levar à perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa. Essa notícia é falsa. Em Livramento, diversos leitores entraram em contato com a reportagem para confirmar a informação. Segundo alguns, receberam a mensagem via WhatsApp.

Cabe esclarecer que não é uma informação verdadeira. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), essa situação não é uma infração de trânsito.

“Não existe previsão legal para multa e perda de pontos na carteira de motorista no Código de Trânsito Brasileiro para esta situação, nem a partir de nenhuma regulamentação do Denatran ou deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito, que regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro)”, informa nota oficial do Denatran.

Foto: Arquivo/AP

 

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,