sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Ernani Polo volta a defender ações imediatas dos governos estadual e federal para auxílio a produtores gaúchos afetados pela estiagem

O deputado Ernani Polo, presidente da Assembleia Legislativa, participou de mais uma reunião que abordou o tema da estiagem, desta vez na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia, ao lado de deputados estaduais, federais, representantes do Ministério e da Secretaria estadual da Agricultura, além de entidades ligadas ao setor. Na videoconferência, foram discutidas medidas de apoio aos agricultores e aos 330 municípios gaúchos que declararam situação de emergência, sendo que 235 já foram reconhecidos pelo governo do Estado.

” Já tivemos algumas medidas anunciadas pelo Ministério da Agricultura, com relação à prorrogação de dívidas, custeio das lavouras, investimentos e também medidas para as cooperativas e cerealistas, que foram construídas junto ao governo federal e que solicitamos via Assembleia Legislativa e precisamos de agilidade no repasse de recursos. Outra grande preocupação é também com o abastecimento d’água em dezenas de municípios, tanto para as pessoas, quanto para os animais, o que gera a necessidade de ações rápidas neste sentido. Nesse sentido solicitamos linha de crédito, por parte do governo estadual, para irrigação e mais agilidade rapidez na abertura de poços artesianos. Estamos trabalhando incansavelmente para buscar caminhos de forma conjunta, pois enfrentamos crises simultâneas: a da estiagem, a do coronavírus e a dos impactos nos setores produtivos e no abastecimento de água, ” destacou.

O deputado Ernani Polo relatou ainda que recebeu, durante a videoconferência, diversas reivindicações de produtores do Estado: “Produtores dos mais variados municípios pedem anistia total ou de 50% das dívidas do programa Troca-Troca de sementes, pois diante do atual momento, os agricultores não tem condições de pagar esta conta. Vamos seguir atuando junto aos governos estadual e federal para viabilizar medidas que auxiliem efetivamente os produtores  que estão sofrendo muito com os danos gerados pela estiagem que assola o Estado”, relatou.

Participaram da videoconferência o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho; o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke; o chefe da Casa Militar e da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes; o deputado federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados; o deputado Adolfo Brito, presidente da CAPC, o deputado Edson Brum, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Gaúcha; Farsul, Fetag e demais entidades representativas do setor agropecuário e mais de 15 deputados estaduais.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos