qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Segunda fase de vacinação contra a gripe vai até dia 9 de maio

Coordenadora estima que, nesta etapa, serão aplicadas mais de seis mil doses

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento iniciou na última quinta-feira (16), a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. Depois de vacinar os idosos e profissionais de saúde na primeira etapa, agora é a vez de imunizar profissionais de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, detentos, adolescentes infratores, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, taxistas e motoristas de aplicativos.
A vacinação será oferecida, inicialmente, em todas as UBSs da cidade das 8h às 17h. A segunda fase vai até 9 de maio, porém a campanha ainda se estende até 22 de maio com outros grupos que serão contemplados em outras fases. O objetivo em Livramento, segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gabriela Formoso, é imunizar cerca de 6.800 santanenses naqueles grupos: “Entramos em mais uma etapa, que compreende estes grupos. Temos inicialmente 2.100 doses da vacina, disponíveis em 12 postos de vacinação no município. Aqui no centro, temos a unidade do PAM, trabalhando das 7h às 16h30 e depois a gente tem todos os postos da estratégia de Saúde da Família nos bairros, né, que trabalham das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h30”, complementa.
Para comprovação de doenças crônicas, os postos de vacinação que solicitavam um atestado médico assinado pelo doutor responsável, pela pandemia de coronavírus, estarão aceitando uma receita de compra de medicamentos para estas doenças. Por exemplo, Aerolin para asma, Losartana para pressão alta, entre outros. Já para os caminhoneiros, o grupo que pela primeira vez será vacinado, é necessário que leve a carteira de habilitação, nas categorias C, D ou E. Também serão aceitos contracheques da empresa e crachá.
Gabriela dá uma dica importante para os idosos que ainda não foram se vacinar, que procurem o Posto de Saúde do seu bairro para fazer a aplicação: “Nós estamos com quase 90% dos idosos vacinados aqui no município. Então, ainda tem alguns que não foram se vacinar ainda, eles podem procurar a sala de vacina mais próxima para garantir a imunização”, conta.
A coordenadora também informa que pelo motivo de ter novos grupos a serem vacinados, poderá faltar vacinas para aqueles que são considerados fora de todos os grupos, que tomam a vacina já no final da campanha: “Ainda não sabemos como vai se dar a vacinação deste pessoal. Estamos com uma grande aplicação nos grupos, coisa que não acontecia nos anos anteriores, então poderemos não ter doses disponíveis para o público que geralmente se imuniza no fim da campanha.
A terceira etapa está prevista para 9 de maio, priorizando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas de 55 a 59 anos, mulheres grávidas ou no período de pós-parto, pessoas com deficiência, povos indígenas e trabalhadores da educação. A vacina contra gripe não tem eficácia contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E ainda vai ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.