sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Presos da Penitenciária de Livramento são transferidos

Ao todo, 20 presos foram realocados para outras penitenciárias pelo Estado

No início da manhã de quinta-feira (16), a Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPEN) do Rio Grande do Sul atuaram na Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento para realizar tomada e contenção de galeria e transferência de 20 presos da unidade prisional. A ação de transferência dos presos foi necessária após rebelião no último dia 29, em que os presos cometeram atos graves de indisciplina e foram contidos pela equipe de plantão local.
A transferência também foi motivada por informação fornecida pela Agência de Inteligência Penitenciária do Estado em que presos, dessa penitenciária, estariam arquitetando um plano de fuga.
No início da semana, um dos apenados que foi transferido, conseguiu fugir por algumas horas da penitenciária. Após momentos de buscas nas redondezas do presídio, o indivíduo foi encontrado caminhando tranquilamente nas ruas do bairro Santa Rosa com um comparsa. Com eles foram encontradas três facas.
A Força de Cooperação do Depen está no Rio Grande do Sul desde o dia 03 de março de 2020. Foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para exercer atividades de instrução, nivelamento de procedimentos e apoio nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.
A permanência da Força no estado é de 60 dias, que se encerra no próximo dia 2 de maio e terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do estado. Esta é a sexta atuação da Força de Cooperação do Depen. “A Força de Cooperação tem se revelado igualmente importante nos dois eixos de sua atuação no RS, na prevenção/orientação, de um lado, e no apoio operacional em ações de estabilização da segurança prisional, de outro. Esta ação integrada é mais um exemplo de missão bem cumprida”, avaliou o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli.

Ações da Força no RS

No fim de semana passada, a Força de Cooperação do Depen apoiou a Defesa Civil e a Vigilância em Saúde em ações de combate ao Covid- 19 e entrega de 50 cestas básicas, em Bagé, Rio Grande do Sul. Também no fim de semana, os policiais penais da Força de Cooperação fizeram uma visita ao presídio de Dom Pedrito e de Santana de Livramento. O objetivo foi fazer a segurança das unidades e participar da orientação de prevenção ao Covid-19 para policiais penais locais.

João Victor Montoli
joaovictor@jornalaplateia.com

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,