sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Lago do Batuva tem acessos bloqueados com barreiras de entulhos

Foto: Marcelo Pinto/AP

Tradicional ponto de encontro dos santanenses aos finais de semanas e feriados, o lago do Batuva costuma receber um expressivo número de pessoas que buscam tranquilidade e espaço sem precisar sair da zona urbana. É bastante comum, principalmente aos domingos, encontrar filas de carros ao longo do caminho até o lago.
Entretanto, neste final de semana o cenário deve ser um pouco diferente. Isso porque na terça-feira a prefeita Mari Machado (PSB) emitiu um comunicado oficial que trazia algumas medidas de segurança contra o Coronavírus (COVID-19) e, entre elas, o bloqueio dos acessos ao lago bem como à Santinha do Planalto, outro importante ponto de aglomeração de pessoas.
Com a iminência do feriado da Sexta-feira Santa, também foi suspenso o Festival de Pandorgas que, ao longo de anos, levou centenas de santanenses e riverenses às margens do lago para encherem o céu com diversas cores e formatos.
De acordo com o Inspetor de Trânsito Mateus Simas, cargas de entulhos foram colocadas nos principais acessos ao lago e, ao longo dos dias, equipes se revezarão em patrulhas para garantir que ninguém ultrapasse os limites. Outros efetivos da Fiscalização do Comércio, das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos também devem realizar rondas no cerro de Palomas, no complexo eólico Cerro Chato e também no Cerro do Caqueiro.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,