qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Estudo estima que Livramento pode ter 60 mortes por Covid-19

Levantamento feito pela Universidade Federal do Pampa traz possíveis cenários frente à pandemia do novo coronavírus

Um estudo do Programa de pós-graduação em Políticas Públicas, do curso de Ciência Política da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), aponta que Sant’Ana do Livramento tem uma probabilidade próxima a 60 óbitos em três meses de surto do novo Coronavírus (Covid-19).
A informação é resultado de um levantamento estatístico coordenado pelo professor Thiago Sampaio com o objetivo de fornecer um material para que os gestores públicos de vários municípios do Rio Grande do Sul, onde a Unipampa tem campus, para que possam ter uma dimensão do que pode acontecer em suas cidades, considerando algumas variáveis. “Os gestores têm a demanda, mas não sabem o que pode acontecer. A partir do estudo, os gestores têm mais informações para adotar medidas efetivas”, pontuou.
No estudo, o pesquisador explica que é preciso salientar que alguns fatores podem contribuir para piorar esse quadro como, por exemplo, o clima, a possibilidade de que leitos venham a ser ocupados com outras enfermidades, demandas da população vizinha ao município, limitação de capital humano e UTIs disponíveis para o município.


A partir da incidência de transmissão comunitária, o que – segundo autoridades – já acontece em Livramento, estima-se três meses de onda epidêmica com mais de 150 pessoas requisitando internação hospitalar nesse período. “Há grande probabilidade de haver déficit de leitos de UTI para pacientes do município. O melhor cenário aponta para a necessidade de duplicar as UTIs. Já o número de ventiladores será insuficiente a partir da 5ª semana”, diz o estudo. Livramento terminou a terceira da pandemia, nesta sexta-feira (10).
Segundo o relatório, o colapso da saúde pública poderá ocorrer em um mês de epidemia, que completa na próxima sexta-feira (17). Na ausência de medidas efetivas, a ampliação dos casos trará dificuldades para o município tratar ou transferir pacientes para outras localidades. “A nossa estimativa considera que, provavelmente, o número de respiradores, será suficiente atender até a quarta semana, depois entraríamos em um colapso”, explicou o professor Thiago.
Há duas semanas, o Município registrou o primeiro caso com internação. Era uma idosa com mais de 70 anos, que foi internada na UTI. Só em Livramento, 15% dos moradores têm 60 anos ou mais, enquadrando-se no grupo de risco para o Covid-19. “Há grande probabilidade de haver déficit de leitos de UTI para pacientes do município. O melhor cenário aponta para a necessidade de duplicar as UTIs. Já o número de ventiladores será insuficiente a partir da 5ª semana. O colapso da saúde pública poderá ocorrer em um mês de epidemia. Na ausência de medidas efetivas, a ampliação dos casos trará dificuldades para o município tratar ou transferir pacientes para outras localidades”, diz no estudo.


Pensando em todas essas variáveis, o Governo vem adotando uma série de medidas, através de decretos, fechando comércios e restringindo a circulação de pessoas, principalmente as de grupo de risco, nas ruas e em locais onde antes havia aglomeração de pessoas. “A pandemia mundial tem demonstrado que vários países estão enfrentando situações muito graves. Até quinta-feira, morreram mais de 1.900 pessoas em Nova Iorque, em um país que, supostamente, tem um sistema de saúde melhor que o nosso. Acredito que a conscientização da população será determinante para que não tenhamos óbitos na cidade e que consigamos passar por esta crise”, destacou a prefeita Mari Machado (PSB).
Segundo ela, dentro das possibilidades que o Município tem, “estamos preparando o sistema de saúde, mesmo com todas as precariedades financeiras que o município tem, que são bem conhecidas de todos. Portanto, cabe a cada um cuidar de si para evitar o contágio, a doença e seu agravamento”, finalizou.

Rodrigo Evaldt
rodrigo@jornalaplateia.com