ter, 19 de março de 2024

Aplateia Digital | 16 e 17.03.24

Última Edição

Possibilidade de paralisação de caminhoneiros está descartada, diz Abrava

Entidade afirmou que demanda por frete rodoviários reduziu cerca de 40% a partir das medidas de isolamento social

A possibilidade de paralisação mobilizada pelos caminhoneiros autônomos está descartada neste momento, diz o presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim. “Não temos como apoiar nenhum movimento de paralisação neste momento. Não vamos ser irresponsáveis de usar uma pandemia como moeda de troca para nos beneficiarmos das nossas demandas”, afirmou ao Broadcast Agro (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) sobre rumores de uma eventual nova greve.

Landim, conhecido como Chorão, foi um dos principais representantes da categoria na greve de maio de 2018. Chorão pondera, contudo, que pode ocorrer uma paralisação de caminhoneiros em virtude da queda na procura por frete. “Se a indústria e o comércio não voltarem a funcionar, pode haver uma paralisação momentânea porque o transportador não irá sair, por exemplo, de Brasília a São Paulo, somente com carga de ida. Isso pode resultar em um desabastecimento até mesmo de alimentos e bebidas”, explicou.

A Abrava calcula que a demanda por frete rodoviário diminuiu cerca de 40% desde que os Estados impuseram medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus. A maior parte das cargas transportadas no momento, segundo a associação, é de grãos. “Exceto as dificuldades de falta de condições adequadas nas estradas, sem pontos de descanso e para alimentação, o escoamento da colheita está acontecendo sem maiores problemas logísticos”, afirmou Chorão.

Ele destacou que a entidade está em contato com o Ministério da Infraestrutura para resolver os gargalos decorrentes das medidas de quarentena voluntária.

Defesa do isolamento

A entidade também defende a flexibilização do isolamento social. “São necessárias algumas medidas para o mercado voltar a reagir, com reabertura gradual do comércio e da indústria, mas seguindo as orientações do Ministério da Saúde”, argumenta Chorão.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Alina Souza / CP

Claudio Bier será candidato a presidente da Fiergs

Atual vice-presidente da entidade, empresário e líder do setor de máquinas e implementos agrícolas, registrou candidatura na manhã desta segunda-feira (18) O empresário Cláudio Bier