sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Rio Grande do Sul registra terceira morte pelo novo coronavírus

A Secretaria Estadual de Saúde informou na manhã desta segunda-feira a terceira morte pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Trata-se de um homem, de 60 anos, natural de Ivoti, mas que estava internado em Novo Hamburgo. A vítima é o empresário Luiz Alberto Anschau, de 60 anos, um dos donos da marca de sucos Petry.

De acordo com a SES, a morte de Anschau ocorreu na noite desse domingo e o diagnóstico dele havia sido confirmado pelo Lacen/RS no sábado. O empresário tinha como doenças crônicas hipertensão e cardiopatia.

A primeira coleta tinha apresentado resultado inconclusivo. No entanto, na noite de sábado, o caso foi confirmado. O morador faz parte do grupo de oito amigos que viajou recentemente ao Oriente Médio, sendo que um casal que participou da viagem testou positivo para o vírus e está em isolamento domiciliar. “A administração municipal presta seus sentimentos à família e amigos. É uma grande perda para toda a cidade. Nesse momento está se tornando difícil mas é preciso ser forte. Com certeza vamos sair desta situação ainda mais fortalecidos, com mais empatia e amor ao próximo”, declarou nesta segunda-feira o prefeito Martin Cesar Kalkmann.

 

As outras duas mortes do Estado ocorreram em Porto Alegre. A primeira delas envolveu uma idosa de 91 anos, que na ocasião estava na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Moinhos de Vento. O segundo falecimento foi de um idoso de 88 anos, também internado na UTI.

O número de casos em Porto Alegre aumentou para 144, segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde. Enquanto isso, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, usou as redes sociais para enfatizar a importância da quarentena. “O mês de abril será de isolamento. É isso que todas as informações nos levam a encaminhar. Recomento que assistam a esse vídeo didático e tecnicamente muito bom. MUITO IMPORTANTE para todos entenderem os riscos que corremos”, escreveu pelo Twitter.

Em âmbito nacional, o número de mortes é de pelo menos 136. O Brasil já últrapassou a barreira dos 4,2 mil casos de pessoas infectadas.

 

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.

Fonte Correio do Povo

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos