qua, 1 de outubro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

Empresários e autoridades reúnem-se com chefe do Executivo Municipal

Na manhã desta segunda-feira (30), a prefeita Mari Machado (PSB) reuniu-se com empresários de vários segmentos da cidade. Em sua fala, a Prefeita alertou que o número de casos de COVID-19 está aumentando no país, e informou que as medidas restritivas são absolutamente necessárias para a contenção do vírus.

Mari disse ainda que há uma subnotificação de casos, já que não existem exames disponíveis e somente quem apresenta quadro de insuficiência respiratória e profissionais da saúde estão sendo testados. Alertou para a necessidade de isolamento social e pediu a colaboração de todos nesta batalha contra o coronavírus.

O Dr. Juan Marcos, diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia, relatou que o isolamento social ainda é necessário para que o sistema de saúde não entre em colapso. O diretor também falou sobre as condições do hospital e a necessidade de equipá-lo para o caso de haver um amplo número de pessoas contagiadas.

Já o coordenador da Defesa Civil explicou que a orientação da Defesa Civil é seguir as normas da Secretaria da Saúde e continuar com a quarentena, informando que comércios que continuam trabalhando na irregularidade serão fechados.

Diante das manifestações, Mari Machado reforçou a necessidade de isolamento para que não aumente o número de casos na cidade, pois o pico da pandemia ainda não chegou. A Prefeita ressaltou que não há dúvidas que o sistema adotado em forma de decreto é para a proteção da comunidade santanense e que a fiscalização por parte das equipes designadas, Brigada Militar e Polícia Civil vai continuar atuando. Mari pediu a compreensão dos empresários no momento difícil em que a cidade se encontra, e manteve as normas do decreto emitido na última sexta (27), mas ressaltou que vai estudar a melhor forma de atender as demandas solicitada

Na pauta da reunião, o grupo tratou sobre a possibilidade de reabertura do comércio – que está impedido de funcionar em função do decreto de calamidade em função do coronavírus (COVID-19). A Prefeita recebeu uma carta dos empresários, que destacaram estarem cientes dos riscos e da gravidade do COVID-19.

A reivindicação do grupo é que seja restabelecido o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, obedecendo normas como EPIs para os funcionários, disponibilização de álcool em gel, regulamentação do acesso de clientes, higienização e afastamento dos colaboradores do grupo de risco.  Mari finalizou dizendo: “Não vou pôr a política na frente da vida, não se deixem usar por quem deseja fazer isso. O governo federal deve ajudar os empresários e autônomos. A minha tarefa é cuidar da saúde das pessoas”.

A reunião contou com a presença do promotor público, Dr. Sandro Marones Loureiro e foi acompanhada pelo secretário de saúde, Sérgio Aragon e pelo coordenador da Defesa Civil de Santana do Livramento, Miguel Pereira, pela procuradora e secretária de assistência social Carla Saraiva e pelos médicos Juan Marcos, Alina Macedo, Jeferson Lopes, Alison Travieso.

Fonte: ASCOM

Deputado Afonso Hamm manifesta preocupação com a exclusão de alguns municípios gaúchos na MP para acessar créditos para o alongamento de dívidas rurais

O deputado federal Afonso Hamm manifestou descontentamento com as recentes medidas do Governo Federal que visam o alongamento das dívidas de produtores rurais, especialmente no Rio Grande do Sul. Em um cenário de perdas acumuladas ao longo de cinco safras consecutivas, as normas impostas pela Medida Provisória (MP) 1314/2025, a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) 5247, e uma Portaria

TCE-RS promove encontro nacional para debater gestão de pessoas no setor público

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou, nesta segunda-feira (29), a cerimônia de abertura do XV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento ocorre até o dia 1º de outubro, no auditório Romildo Bolzan do TCE-RS, em Porto Alegre.