sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Executivo inicia a limpeza das ruas e fachadas da cidade com produto químico

Limpeza é realizada com reboque pulverizador (Foto: Marcelo Pinto/AP )

Hipoclorito foi diluído com água para manter áreas públicas desinfectadas

A Prefeitura Municipal realizou na tarde da última quinta-feira (26), um teste inicial de pulverização de hipoclorito. O hipoclorito é um produto obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de soda-cáustica e chega ao consumidor doméstico somente na forma de água sanitária. A ação foi realizada na praça general Osório, como um teste.
Na noite do dia 27, a pulverização em larga escala partiu da região central em direção aos bairros da cidade. O objetivo da prefeitura é realizar a desinfecção das ruas e também residências, será aplicado em todas as vias, com uma periodicidade de sete dias, ou seja, a cada uma semana o produto é repassado em toda a cidade novamente. Cada dia trabalhado será aplicado, aproximadamente, seis mil litros do produto.
Segundo o secretário do planejamento e coordenador da defesa civil, Miguel Pereira, o produto não oferecerá nenhum tipo de malefício para os moradores e/ou veículos: “Nós realizamos o teste, na última quinta, aplicando ao redor de todo a praça general Osório. O local foi higienizado rapidamente e não ofereceu nenhum tipo de risco, o material secou em menos de 15 minutos, nossa maior preocupação foi os veículos, mas o material não danificou nada, ele será aplicado nas paredes das residências também, até a altura das maçanetas”, comentou.
A prefeita Mari Machado relatou também, que é importante a manutenção e a limpeza dentro das residências: “Nós vamos pulverizar todas as áreas externas da cidade, mas precisamos muito da colaboração de todos os santanenses para evitar a proliferação do vírus dentro de suas próprias casas. A água sanitária é muito eficaz contra o Covid-19, além de, claro, higienizar bem as mãos, quando chegar em casa, colocar as roupas que estava utilizando rapidamente para lavagem, e o grupo de risco ainda deverá se manter em casa nos próximos dias”, esclarece pedindo, mais uma vez à população que continue em casa.

Ação foi coordenada pelo secretário Miguel Pereira
(Foto: Marcelo Pinto/AP )

João Victor Montoli
joaovictor@jornalaplateia.com

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,