qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Unipampa disponibiliza instalações dos prédios acadêmicos para auxiliar no combate ao Covid-19

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) atenta à situação da pandemia da Covid-19, provocada pelo vírus SARS-CoV-2 popularmente conhecido como novo coronavírus, tem tomado medidas para auxiliar os municípios gaúchos no combate à doença. No sábado, 21, o reitor da instituição, Roberlaine Ribeiro Jorge, encaminhou um ofício ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do qual disponibiliza as instalações prediais da Universidade para receber pacientes infectados.

O documento informa: “através da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, do Conselho Estadual de Saúde e das Coordenadorias Regionais de Saúde, que abrangem os municípios onde a Unipampa possui unidades administrativas, colocamos à disposição das autoridades de saúde estaduais nossas instalações prediais, especificamente os prédios acadêmicos, pois tratam-se de amplos espaços com acessibilidade que podem emergencialmente serem adaptados para receber pacientes infectados pelo vírus e que requeiram isolamento para tratamento imediato”.

Para a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) – Pelotas, a Unipampa disponibilizou o Campus Jaguarão; para a 7º CRS – Bagé, a Universidade coloca à disposição as Unidades Universitárias de Bagé e Dom Pedrito; o Campus Caçapava do Sul está apto a receber os pacientes da 8º CRS – Cachoeira do Sul; para a 10ª CRS – Alegrete, a Instituição disponibiliza as instalações prediais dos campi AlegreteItaquiSantana do LivramentoSão Gabriel e Uruguaiana; o Campus São Borja está apto a receber os pacientes da 12ª CRS – Santo Ângelo.

No domingo, 22 de março, o reitor da Unipampa autorizou a cedência temporária do servidor Paulo Alfredo Kalil Salim, médico da Divisão de Perícia, para desempenhar suas atividades junto às equipes de saúde do município de Bagé, enquanto perdurar os efeitos mais graves da pandemia. Também foi cedido o enfermeiro do Campus Uruguaiana, Jonatan Jean Silveira da Silva, para desempenhar suas atividades junto às equipes do município de Barra do Quaraí, limítrofe à Uruguaiana. Para Roberlaine Ribeiro Jorge, é papel da Unipampa “colaborar com o enfrentamento à pandemia da COVID-19, pois acreditamos que juntos vamos superar todas as dificuldades deste delicado momento”.

 

Outras medidas adotadas pela Unipampa

 

Criação do Comitê de Monitoramento do Coronavírus

No dia 12 de março, a Unipampa criou o Comitê de Monitoramento do Coronavírus, que atua diuturnamente para acompanhar a evolução da pandemia e propor ações que contribuam para preservar a comunidade acadêmica. O Comitê é formado pelo reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, por servidores das pró-reitorias e aqueles ligados à saúde, pelos diretores dos campi e servidores dos Núcleos de Desenvolvimento Educacional de cada Unidade Universitária.

Com o objetivo de ter um canal de comunicação direto com a comunidade, a fim de sanar dúvidas pontuais que não estejam explícitas nas normativas institucionais, o Comitê criou o endereço eletrônico: coronavirus@unipampa.edu.br. Também há um site, no qual são atualizadas as informações sobre a pandemia, especialmente, nas cidades onde há campus da Unipampa, basta acessá-lo: https://sites.unipampa.edu.br/coronavirus/.

 

Suspensão de atividades acadêmicas e administrativas presenciais

Foram suspensas todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais – incluindo serviços terceirizados, restaurantes universitários e bibliotecas e Chamada Oral por Notas do Ensino Médio – por tempo indeterminado. Permanecem as atividades consideradas essenciais à continuidade do serviço público.

 

Doação de álcool, máscaras e luvas em Bagé

No domingo, 22, a Unipampa, por meio do Gabinete da Reitoria e do Campus Bagé, realizou a doação de 150 litros de álcool líquido para a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, de Bagé. Segundo o órgão municipal, a doação “será utilizada nas unidades que prestam atendimento aos pacientes”. Na segunda-feira, 23, a Instituição oferece à Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, a doação máscaras azuis e pares de luvas para fins profiláticos.

 

Doação de álcool e luvas à Secretaria de Saúde de São Gabriel

Campus São Gabriel da Unipampa colocou à disposição da Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira, 23 de março, 200 litros de álcool puro para fins profiláticos, bem como, dez caixas de luva nitrílica tamanho P, dez caixas no tamanho M e dez caixas no tamanho G, e cinco caixas de luva de látex em cada um dos tamanhos P, M e G. O material encontra-se na Unidade Administrativa do Campus São Gabriel para retirada.

As informações estão em constante atualização no portal da Unipampa e nas redes sociais oficiais da Universidade.