Bastidores – Por Edis Elgarte 14/03/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Trânsito fluente e seguro

Uma sugestão do vereador Marco Monteiro poderá resultar na implantação de uma nova dinâmica de circulação de veículos na região do Prado, especialmente na esquina da avenida Saldanha da Gama com a rua Vicente Ilha de Vargas. O local tradicionalmente registra um trânsito intenso e o cruzamento entre as vias acaba se tornando complicado principalmente pela divisão de mãos da Saldanha da Gama naquele ponto. Monteiro sugeriu, através de indicação ao Executivo, a instalação de uma rótula que permita mais agilidade e segurança no local. A ideia foi apresentada ao secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Jansen Nogueira, durante visita que fez ao gabinete de Monteiro, na Câmara, e ele considerou bastante viável a sugestão, adiantando que serão realizados os estudos necessários. Na oportunidade, Nogueira fez também um relato sobre as ações adotadas pela Secretaria para resolver o problema criado por algumas empresas de ônibus, que alteraram sem autorização horários e itinerários do transporte coletivo no município.

Investimentos no campo

O problema da estiagem que vem afetando diretamente o setor produtivo local, contabilizando prejuízos estimados já em cerca de R$ 70 milhões – incluindo as perdas de até 80% da safra de milho e de 30% da safra do soja – foi tema de uma demorada audiência na última quinta-feira, em Porto Alegre, do vereador Maurício “Galo” Del Fabro com a assessoria do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ernani Pólo. O Deputado já atuou na Secretaria de Agricultura do Estado e conhece bem a área. Galo pediu ajuda na busca de recursos e investimentos para o enfrentamento desse problema. Lembrou que o produtor já enfrenta uma série de outros problemas, em especial na área da segurança. Defendeu a necessidade de programas que ajudem a mitigar o problema da seca e a aumentar a segurança para o produto, com o aumento do efetivo da Brigada Militar na zona rural a fim de combater principalmente o agravamento dos crimes de abigeato e roubos que vêm acontecendo nas propriedades rurais.

Adesões no MDB

Opresidente da Câmara de Vereadores e do MDB santanense, vereador Romário Paz, comemora o crescimento no número de novas adesões que vêm acontecendo no partido desde que assumiu a presidência. Entre os novos emedebistas da fronteira, a ex-conselheira tutelar Marciane Lanes e o conhecido esportista Carlos Henrique Pereira Chucarro, popular “Mosquito” (foto).

Vai e vem

Conforme esperado, o mês de março agitou os bastidores da política santanense. A troca de partidos por vereadores e suplentes, juntamente com apoiadores e novos atores desse meio, tem causado surpresas e, principalmente, muita expectativa. O prazo para as mudanças termina no dia 4 de abril.

Confirmações

Algumas mudanças já vinham sendo previstas e até anunciadas. O ex-presidente da Câmara de Vereadores, Maurício “Galo” Del Fabro, confirmou sua saída do PSDB, oficializada nessa semana durante agenda em Porto Alegre. Ele já anunciou a filiação ao Progressistas. Da mesma forma, o agente federal Marco Monteiro – que precisa encontrar uma nova agremiação devido à desestruturação orgânica da REDE Sustentabilidade – decidiu aceitar convite do PSDB e se soma à mobilização da velha guarda do partido para reestruturar o ninho tucano em Livramento. Do PDT, por outro lado, saiu o suplente de vereador Pedrinho Santafé, que  já integra agora as fileiras do MDB de Romário Paz.

Surpresas

Embora cogitadas, algumas mudanças anunciadas esta semana chegaram a surpreender. A saída do vereador Danúbio Barcellos do Progressistas é uma delas. Alegou reação contra tentativa de manipulação por parte do comando partidário, mas sua vontade de disputar a Chefia do Executiva teve peso na decisão anunciada de surpresa e será preponderante na escolha do novo partido. Caso o Republicano abra esse espaço para ele, poderá ser o escolhido. Márcia da Rosa pode ser outra mudança supresa, nesta próxima semana.

Interna

O PT deve decidir no próximo dia 28, quando realiza encontro municipal, quem será seu candidato à Prefeitura nas eleições deste ano. A escolha será entre o ex-prefeito Glauber Lima e o vereador Aquiles Pires, já que o vereador Leandro Ferreira, que havia colocado seu nome à disposição, retirou a pré-candidatura.

Progressistas

Tudo indica que o partido Progressistas terá mais de um nome à disposição na busca de um protagonismo na eleição majoritária deste ano. Além do atual secretário do Planejamento, Miguel Pereira – tido como candidato preferencial do partido -, também estão no páreo o empresário rural e ex-vereador Cesar Maciel e o vereador Carlos Nilo Pintos. Por opção própria, Danúbio Barcellos saiu da lista.

Novos nomes

Dois novos nomes surgem no horizonte político de Livramento, ambos do Progressistas, que poderão participar do pleito eleitoral de outubro. São os ex-vereadores Zulmir Rasch e Adylson Carrazzoni dos Reis, ambos da velha guarda e com um histórico de relevante participação na política local. Nos últimos anos, residiram fora de Livramento, Carrazzoni atuando na área da Segurança Pública em Porto Alegre e outras cidades gaúchas e Zulmir prestando assessoria legislativa à Confederação Nacional dos Municípios, através da qual criou bom trânsito em Brasília.

Padé sai

Outro nome tradicional do Progressistas, o ativista social Paulo André Aranda, o Padé, está de malas prontas para outra sigla. O destino pode ser o PDT.

A amante

Por: Fernando Albrecht Anos 1970. Presidente de uma entidade empresarial nomeada agendou reunião com um senador da República. Saiu do aeroporto e foi direto para

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies